Topo

Ex-candidato, Figo celebra renúncia de Blatter: 'um dia bom para a Fifa'

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 16h07

Luis Figo celebrou a renúncia do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O ex-jogador chegou a figurar como postulante ao cargo de mandatário da entidade, mas desistiu a oito dias da eleição vencida por Blatter.

Em texto apresentado nas redes sociais, Figo afirma que já esperava uma saída de Blatter pelas portas do fundo.

“Um dia bom para a Fifa e para o futebol. A mudança finalmente deve chegar. Como havia dito, o dia pode tardar, mas chegaria. E aí está. Devemos agora, de forma responsável e serena, procurar uma solução consensual em todo o mundo para que comece uma nova era de dinamismo, transparência e democracia na Fifa”.

Figo não informou se disputará as próximas eleições, que devem ocorrer entre dezembro deste ano e março de 2016.

Blatter seguirá à frente da Fifa até que um novo presidente seja eleito. Candidato derrotado na última eleição para presidente da Fifa, o príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein se candidatará.

A renúncia de Blatter acontece em meio ao escândalo de corrupção que se abateu sobre a entidade e resultou na prisão de sete dirigentes do alto escalão do futebol mundial, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, na última semana.

Além do príncipe Ali, outros nomes começam a surgir na mídia internacional como possíveis candidatos ao cargo de Joseph Blatter. Entre eles estão o presidente da UEFA, Michel Platini e os ex-jogadores Luís Figo e David Ginola.

Outro nome que começa a ganhar peso é o de David Gill. Vice-presidente da Federação Inglesa de Futebol, o dirigente renunciou ao seu cargo na vice-presidência da Fifa quando Blatter foi reeleito.