Topo

Montillo é obsessão para 'consagrar' Guerrero. Fla pode esperá-lo até julho

Montillo segue na pauta de reforços do Flamengo para o Campeonato Brasileiro - Adalberto Marques/AGIF
Montillo segue na pauta de reforços do Flamengo para o Campeonato Brasileiro Imagem: Adalberto Marques/AGIF

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2015 06h10

O Flamengo vive um momento delicado na temporada. O clube contratou o atacante Paolo Guerrero, mas a presença na zona de rebaixamento do Brasileirão amplia a revolta de uma torcida insatisfeita. A principal crítica está justamente na ausência do articulador de jogadas. Os dirigentes sabem disso e nutrem pelo argentino Montillo uma espécie de obsessão.

O Rubro-negro ainda deseja contar com o meia do chinês Shandong Luneng. Uma possível chegada de Montillo também é vista como forma de “consagrar” Paolo Guerrero, já que o peruano teria um companheiro reconhecido pela qualidade nos passes para municiá-lo. O problema é que o Flamengo terá de esperar para acalmar a torcida. A janela de transferências abre apenas em 14 de julho e fecha no dia 13 de agosto.

Montillo tem vínculo com os chineses até janeiro de 2017. O clube pagou 7,5 milhões de euros - cerca de R$ 26 milhões em valores atuais - para contratá-lo e foi procurado pelos cariocas nas duas últimas janelas internacionais.

O acordo entre jogador e Flamengo existe desde o começo de 2015. Na ocasião, Montillo manifestou publicamente o desejo por atuar na Gávea. O objetivo dele permanece, assim como a resistência dos chineses sem um considerável valor nas conversas.

“Qualquer clube tem condições de fazer uma proposta pelo Montillo na próxima janela de transferências. Mas o Shandong pagou um valor alto pelo jogador e não vai negociá-lo ou emprestá-lo por qualquer milhão. O Flamengo precisa ser justo na proposta e pensar também com a ótica dos chineses. A negociação precisa traçar o caminho certo”, explicou o empresário Joseph Lee, representante do Shandong Luneng no Brasil.

Contratar um camisa 10 é medida emergencial no Flamengo. A cúpula da administração Bandeira de Mello reconhece a urgência, porém, desconversa com o objetivo de dar força ao elenco no período crítico. Montillo é visto como o ideal para a função, mas o Rubro-negro avalia se terá condições de esperá-lo. Tudo depende dos resultados e da temperatura da panela de pressão chamada Gávea.

“O Flamengo tem espaço no orçamento, mas discutimos se direcionaremos os recursos para apenas mais um grande jogador. Existe a dificuldade de encontrar esse camisa 10 no mercado, o que é praticamente impossível, e que seja dentro da nossa condição”, pontuou o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano.