Topo

Príncipe da Jordânia se candidatará para substituir Blatter, diz Federação

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 14h52

Candidato derrotado na última eleição para presidente da Fifa, o príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein se candidatará no pleito que definirá o sucessor de Joseph Blatter no cargo de presidente da entidade máxima do futebol, de acordo com Federação de Futebol da Jordânia.

Blatter anunciou nesta terça-feira (2) que colocará seu cargo à disposição e novas eleições serão convocadas em cerca de quatro meses para definir o novo presidente da Fifa.

 “Quanto às novas eleições, Príncipe Ali está pronto”, afirmou Sala Sabra, vice-presidente da Federação de Futebol da Jordânia, em entrevista à agência AFP. “O príncipe também estaria pronto se pedissem a ele para assumir a presidência imediatamente”, completou.

No primeiro turno das eleições realizadas na última sexta-feira, o príncipe Ali recebeu 73 votos, contra 133 de Joseph Blatter. Antes da realização do segundo turno, no entanto, ele anunciou a retirada de sua candidatura.

A renúncia de Blatter acontece em meio ao escândalo de corrupção que se abateu sobre a entidade e resultou na prisão de sete dirigentes do alto escalão do futebol mundial, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, na última semana.

Além do príncipe Ali, outros nomes começam a surgir na mídia internacional como possíveis candidatos ao cargo de Joseph Blatter. Entre eles estão o presidente da UEFA, Michel Platini e os ex-jogadores Luís Figo e David Ginola, que chegaram a se candidatar no último pleito, mas desistiram.

Além deles, outro nome que começa a ganhar peso é o de David Gill. Vice-presidente da Federação Inglesa de Futebol, o dirigente renunciou ao seu cargo na vice-presidência da Fifa quando Blatter foi reeleito. Agora, ele diz que reconsiderará a decisão e se coloca à disposição ajudar a trazer um futuro positivo para a entidade.