Topo

Procuradoria da Suíça diz que não está investigando Blatter

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 14h59

A Procuradoria Geral da Suíça emitiu um comunicado nesta terça-feira logo após a renúncia de Joseph Blatter à presidência da Fifa informando que o cartola não está sendo investigado pelas autoridades do país.

“O escritório da Procuradoria Geral da Suíça (OAG) tomou nota da renúncia de Joseph S.Blatter como presidente da Fifa. O OAG abriu procedimentos criminais contra pessoas suspeitas de crimes fiscais e lavagem de dinheiro. Entretanto, Joseph S.Blatter não está sob investigação do OAG. Sua renúncia anunciada não terá influência nos procedimentos em andamento”, diz o comunicado.

Além destes crimes citados, a Procuradoria da Suíça investiga ainda a compra de votos no processo de seleção das sedes das Copas de 2018, na Rússia, e 2022, no Qatar.

O Comitê Independente de Ética da Fifa também se manifestou sobre a decisão de Baltter:

"A câmara investigativa do Comitê de Ética toma nota do anúncio que o presidente da Fifa irá renunciar. A câmara continuará seu mandato junto com o Comitê de Ética consistentemente assegurando respeito ao Código de Ética e fará disso sua mais alta prioridade, independentemente de quem seja o presidente. A independência do corpo, é parte chave de uma boa governança".