Topo

Romário comemora renúncia de Blatter e pede que Del Nero faça o mesmo

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 15h00

O ex-jogador e senador Romário emitiu uma nota oficial comentando a renúncia de Joseph Blatter, presidente da Fifa. Para o político, crítico ferrenho do sistema que comanda o futebol, a decisão do cartola foi uma grande notícia. Ele pede também que Marco Polo del Nero, presidente da CBF (Confederação Brasileirade Futebol), siga o mesmo caminho.

"Melhor notícia dos últimos tempos! A renúncia de Joseph Blatter ao cargo de presidente da FIFA representa o início de uma nova era para o futebol mundial. Todos os gestores corruptos das confederações, mundo afora, sentirão sua queda como um tsunami. Espero, agora, que as águas desta grande onda sejam suficientes para varrer toda a corrupção liderada pela entidade maior do futebol", disse Romário. 

Blatter deixou o comando menos de uma semana depois de ter sido reeleito e um dia depois do New York Times publicar que Jeróme Valcke, secretário-geral da Fifa e número 2 da entidade, é o principal suspeito de ter autorizado o pagamento de uma propina de US$ 10 milhões em 2008. Ele permanecerá no comando da entidade até que novas eleições sejam convocadas, o que deve ocorrer entre dezembro e março do ano que vem. 

Romário vem atacando a Fifa e os cartolas desde que ainda era deputado federal. Na última semana, ele liderou a abertura de uma CPI do futebol no Senado depois de o FBI ter prendido sete cartolas em Zurique. Os dirigentes compõem uma lista de 14 indiciados por crimes de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro que vem sendo investigados pela procuradoria do Estado de Nova York, em parceria com o próprio FBI e a Receita dos EUA. 

Entre os presos está José Maria Marin, vice-presidente da CBF e comandante da entidade brasileira até maio deste ano. O atual mandatário, Marco Polo del Nero, não foi citado nominalmente nos documentos revelados pela procuradoria-geral dos EUA, mas mesmo assim deixou a Suíça antes do planejado para voltar ao Brasil, onde negou qualquer participação no esquema do qual participava Marin, o seu maior aliado. Romário ignora as argumentações e pede que ele siga o mesmo caminho de Blatter. 

"Espero, sinceramente, que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, também renuncie. Deus é grande e as palavras têm poder", disse o senador. 

Veja o pronunciamento completo de Romário:

“Melhor notícia dos últimos tempos! A renúncia de Joseph Blatter ao cargo de presidente da FIFA representa o início de uma nova era para o futebol mundial. Todos os gestores corruptos das confederações, mundo afora, sentirão sua queda como um tsunami. Espero, agora, que as águas desta grande onda sejam suficientes para varrer toda a corrupção liderada pela entidade maior do futebol.

A prisão de vários dirigentes na última semana, fez com que eclodisse a maior crise já enfrentada pela FIFA e Blatter que, até então, dizia nada ter a ver com as investigações, não suportou uma semana de pressão. Sorte do futebol. A crise, neste momento, é mais do que bem-vinda. Temos uma ótima oportunidade de fazer uma limpeza efetiva no futebol em todo o mundo. Prisão para os corruptos e que se apresentem grandes ídolos, bons gestores esportivos, amantes do futebol, todos aqueles que podem contribuir com este novo momento.

A saída de Battler abre uma enorme lacuna, é hora de darmos as mãos. Agora sim, podemos dizer que abrimos caminho para uma mudança efetiva no futebol mundial. Nas últimas décadas, a FIFA se transformou apenas em uma máquina de ganhar dinheiro. Interesse que ficou acima da missão do futebol de unir os povos, derrubar barreiras sociais, despertar paixões. É hora de retomarmos essa missão social.

Espero, sinceramente, que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, também renuncie. Deus é grande e as palavras têm poder”