Topo

Seleção aumentou problema. Como e onde Inter vai buscar novo lateral

Artur, que já havia sido promovido por Clemer, pode ser cara nova da vez no Inter - Guilherme Testa/Divulgação
Artur, que já havia sido promovido por Clemer, pode ser cara nova da vez no Inter Imagem: Guilherme Testa/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/06/2015 06h00

A convocação de Geferson para disputa da Copa América aumentou, e muito, o problema do Internacional na lateral esquerda. Com opções escassas após emprestar Fabrício ao Cruzeiro, o clube agora se vê mais obrigado a encontrar um novo jogador para posição. O Colorado trabalha em duas saídas para resolver o caso: garimpar um reforço no exterior e promover a estreia de novos garotos.

Para contratar, o Inter leva em consideração relatórios do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) e mais as indicações de Diego Aguirre. O técnico revelou, logo após o triunfo diante do Independiente Santa Fe-COL, que tem pelo menos dois nomes para apresentar aos dirigentes. O mercado nacional já foi revirado – logo após o surto de Fabrício, e não rendeu nada. Assim, mesmo que já tenha cinco estrangeiros, o Colorado observa jogadores na Argentina e Uruguai.

A parada de um mês e meio na Copa Libertadores também ajuda a ampliar o leque e levar a prospecção para Europa. Com até cinco trocas na lista de inscritos garantidas por regulamento, o Colorado está de olho em oportunidades envolvendo brasileiros que queiram voltar ao país. Até o momento, contudo, nenhum contato neste sentido andou.

Outra saída é dar mais espaço ainda aos jovens. Artur, 20, já treina com o elenco principal e pode estrear nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. Muito elogiado por dirigentes e funcionários das categorias de base, ele tem 1,77m e disputa vaga com Ernando – zagueiro de origem, um lugar na formação que será usada regularmente até a semifinal da Libertadores. Alan Ruschel, em um primeiro momento, ficará como alternativa para o meio-campo.

Além de Artur, outro lateral da base já é observado. Gabriel Schneider, 18, e que treina no time júnior é monitorado de perto pelo estafe do grupo profissional. A promoção dele não tem data para ocorrer e depende do andamento dos demais jogadores para função.