Topo

6 envolvidos em escândalo da Fifa entram na lista de procurados da Interpol

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 07h11

A Interpol lançou em seu Twitter um aviso nesta madrugada, incluindo seis nomes envolvidos nos escândalos da Fifa em sua lista de pessoas "procuradas". A polícia internacional entra, assim, nas investigações que começaram nos Estados Unidos, com o Departamento de Justiça e o FBI, passou à Suíça e se ampliou para outros países, para desbaratinar a corrupção na entidade máxima do futebol

Jack Warner, Nicolas Leoz, Alejandro Burzaco, Hugo Jinkis, Mariano Jinkis e o brasileiro José Margulies aparecem em uma montagem divulgada pela polícia internacional em seu perfil no Twitter e em seu site oficial.

"Interpol dá alerta vermelho a dois ex-oficiais da Fifa e quatro executivos por envolvimento em caso de corrupção, conspiração e propina", diz a mensagem. A entidade entrou em ação a pedido dos Estados Unidos.

Ex-integrantes da Fifa, Jack Warner é ex-vice-presidente da entidade e Nicolas Leoz foi do comitê executivo e é ex-presidente da Conmebol.

Entre os outros listados, há o argentino Alejandro Burzaco, os irmãos Hugo e Mariano Jinkis, que são acusados de pagar mais de US$ 100 milhões em propina para empresas de mídia e marketing, e o brasileiro José Magulies, mandatário nas empresas Valente Corp. e Somerton Ltd e investigado por supostamente ser intermediário para facilitar pagamentos de executivos das empresas aos dirigentes.

Segundo o Daily Mail, Warner está atualmente em Trinidad e Tobago e Leoz está em prisão domiciliar no Paraguai.

A Interpol afirmou que o pedido foi feito pelas autoridades dos Estados Unidos e informou que o alerta vermelho é apenas um aviso e que não garante que forças nacionais detenham os suspeitos.

“Alertas vermelhos são um maneira de a Interpol informar para membros de outros países que mandados de prisão foram emitidos para indivíduos por autoridades judiciais que buscam a localização e detenção de pessoas procuradas, com vistas a extradições ou outras medidas semelhantes. O papel da Interpol é auxiliar forças policiais nacionais na identificação e localização destes indivíduos, para detenção e extradição", afirmou a Interpol, em nota.

O caso de corrupção de ex-integrantes da Fifa voltou a esquentar neste começo de semana, com o envolvimento do nome de Jerome Valcke no caso e a renúncia de Joseph Blatter, nesta terça-feira.