Topo

Benítez chora em apresentação como técnico do Real: "Volto para minha casa"

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 08h54

O espanhol Rafa Benítez surpreendeu ao se emocionar em sua apresentação como novo técnico do Real Madrid. O treinador precisou interromper sua fala em diversos momentos e não segurou as lágrimas ao falar sobre sua contratação para comandar o time merengue.

“Obrigado a todos por virem. Essa é a parte mais difícil, quando tem que falar e não sabe o que dizer. Esse é um dia muito emocionante para mim porque supõe voltar à casa. Estou muito emocionado”, disse o treinador em um breve discurso.

“Prometo trabalho e dedicação. Espero que as coisas corram bem e que ganhemos títulos, que a equipe jogue bem e que possamos devolver a confiança que depositaram em nós”, concluiu o técnico.

Com 55 anos, Rafa Benítez nasceu em Madri e volta assim às origens. Foi jogador da segunda equipe do Real entre 1974 a 1981, e depois treinou o time entre 1993 e1995.

Benítez também foi auxiliar de Vicente del Bosque na equipe principal do Real Madrid na temporada 1993-1994, antes de ter sucesso como treinador no Valencia (2001-2004) e no Liverpool (2004-2010), onde conquistou uma Liga dos Campeões em 2005. Nos últimos dois anos, Benítez foi técnico do Napoli, que terminou o campeonato italiano 2014-15 em quinto lugar.

“Este é sem dúvida o plantel de mais qualidade que já tive ao longo de minha carreira. Gosto de um Real Madrid que joga bem e vence. Espero que o nosso seja assim”, afirmou. “Esse time tem que ser competitivo, jogar um bom futebol e ganhar. A partir daí poderemos dar muitas voltas no sistema [de jogo]. Mas está claro que, com um time com tanta qualidade, é preciso atacar e fazer gols”.

O treinador espanhol chega para substituir o italiano Carlo Ancelotti, que comandou o clube na conquista da Liga dos Campeões em 2014. A campanha sem títulos na última temporada, porém, custou o emprego do técnico.

“No Real Madrid a exigência é máxima e nossa história nos ensinou que nada é suficiente, que devemos trabalhar para enfrentar com valentia os desafios que parecem impossíveis. Começamos uma nova etapa com o convencimento pleno de que a chegada do nosso treinador nos fará mais fortes. Nossos objetivos estão determinados pelos sonhos de nossos sócios e torcedores, por isso está aqui nosso novo técnico”, disse o presidente do Real, Florentino Pérez.

“Respira futebol, profissionalismo e madridismo desde criança. Desejava enfrentar esse desafio e este dia chegou. Conhece nossa cultura, princípios e valores que construíram essa lenda. Além disso, Rafa Benítez é um verdadeiro homem da casa. Se formou como jogador e técnico. Imagino que hoje sejam muito especiais as sensações que ele e sua família estão sentindo, de alguém que chegou com 13 anos ao Real Madrid e tem a responsabilidade do banco em suas mãos”, completou o dirigente.