Topo

Imprensa repercute saída de Blatter e jornal do Qatar vê "Fim de uma Era"

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 13h37

A renúncia de Joseph Blatter do cargo de presidente da Fifa foi destaque nos principais jornais do mundo. Entre títulos como “Um grande dia para o futebol”, do britânico Daily Mirror, e “Boa libertação”, do Daily Telegraph, um adotou um tom mais ameno: o Qatar Tribune, que usou o título “Fim de um Era” para falar da saída do dirigente.

Jornal do Qatar chama saída de Blatter de "Fim de uma Era" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em seu texto, o Qatar Tribune não exalta Blatter, mas faz questão de reiterar que ele não é alvo de investigações. A informação do jornal do país-sede da Copa do Mundo de 2022 vai de encontro com o que diz a norte-americana ABC News, que afirma que o suíço está na lista de suspeitos dos procuradores dos Estados Unidos, ainda que não tenha sido citado nominalmente na semana passada.

Diferentemente do Qatar, o AIF, da Rússia, país-sede da Copa do Mundo de 2018, usou um tom bastante crítico em sua capa. Na imagem, um policial dos Estados Unidos mostra cartão vermelho para o Mundial que acontecerá no País.

Na Espanha, o Marca e o Sport usaram títulos parecidos: “Blatter se rende” e “Blatter demite-se de surpresa”, respectivamente. Na Itália, o tom é um pouco mais pesado: “O fim do chefe”, do Corriere dello Sport, e “Afundado, Blatter sai sob o peso dos escândalos”, do La Gazzetta dello Sport.