Topo

Inter prepara cinco homenagens para Fernandão um ano após tragédia

Estátua de Fernandão será centro de missa no próximo domingo de manhã - Marinho Saldanha/UOL
Estátua de Fernandão será centro de missa no próximo domingo de manhã Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/06/2015 19h22

O jogo Internacional e Coritiba será marcado pelas homenagens a Fernandão, capitão do clube nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2006. Cinco grandes atos servirão para reverenciar o ex-jogador, morto em trágico acidente aéreo no ano passado, no Beira-Rio. A lista vai desde uma missa no pátio do estádio até ação coletiva nas arquibancadas.

A partida, válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, também ajudou o Inter. Marcado para o novo horário, 11h, o compromisso será precedido por uma missa ao ar livre, em frente à estátua de tamanho real do antigo camisa nove. O ato ecumênico acontecerá às 9h. Além disto, os ingressos do jogo terão a silhueta de Fernandão no verso.

Na parte interna do Beira-Rio mais homenagens. Cada torcedor receberá uma faixa vermelha para colocar no braço, como se fosse a braçadeira de capitão – tantas vezes usada por Fernandão. O público também será responsável por um mosaico (de conteúdo ainda não revelado). E assistirá, nos telões do estádio, um vídeo com os gols históricos e imagens marcantes do ídolo.

Todas as homenagens contarão com a presença da família de Fernandão. A esposa Fernanda Costa e os filhos Enzo e Eloá estarão no estádio, tanto para missa quanto para acompanhar os atos de reverência minutos antes do apito inicial. De acordo com o Inter, 20 mil pessoas já estão garantidas na partida. A previsão é de que grande parte deste número acompanhe a missa horas antes da bola rolar.

Jogador, diretor e treinador do Inter, Fernandão morreu após a queda de um helicóptero no interior de Goiás, em 7 de junho do ano passado. Em dezembro, o clube gaúcho inaugurou uma estátua em sua homenagem no pátio do Beira-Rio. Na última terça-feira, a parede que foi centro da romaria de colorados em luto foi derrubada, mas o clube garante ter registrado as mensagens para reproduzir em um mural no corredor da arquibancada inferior do estádio.