Topo

Leandro Damião ganha rescisão de contrato com Santos na Justiça

Sentença rompe contrato entre jogador e clube paulista por atraso de salários  - Felipe Oliveira/Getty Images
Sentença rompe contrato entre jogador e clube paulista por atraso de salários Imagem: Felipe Oliveira/Getty Images

Jeremias Wernek e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

03/06/2015 19h54

O centroavante Leandro Damião, atualmente no Cruzeiro, obteve uma vitória em cima do Santos nos tribunais. Nesta quarta-feira (03), o juiz Persio Luis Teixeira de Carvalho da 4ª Vara do Trabalho de Santos proferiu decisão no sentido de rescindir o contrato do jogador com o clube alvinegro. O atleta entrou na Justiça em janeiro pedindo o fim do vínculo por conta de salários atrasados, mas não tinha conseguido liminar e nem êxito no mandado de segurança.

A decisão ainda permite recurso, mas antes disto receberá pedido de esclarecimento para situação federativa do jogador. A sentença aponta o fim do contrato de trabalho de Damião com o Santos por conta do descumprimento das obrigações do empregador.

Recentemente, o UOL Esporte revelou que o Santos já planejava negociar Leandro Damião na próxima janela de transferências. O estafe do jogador considerou a posição ultrajante e escancarou uma dívida superior a 10 meses.

Além do atraso nos pagamentos da Damião, o Santos também precisa pagar ao fundo Doyen Sports o valor da transferência que levou o jogador do Internacional para Vila Belmiro, no final de 2013: R$ 42 milhões. Na sentença, o juiz determina que o time paulista pague os salários atrasados desde setembro e mais R$ 500 mil de luvas igualmente em atraso. Além disto, o 13º salário de 2014 e férias em dobro.

Leandro Damião está emprestado ao Cruzeiro até dezembro e o clube de Belo Horizonte paga mais da metade de seus salários. A parte que cabe ao Santos continua em aberto. Procurada pela reportagem, a diretoria do clube paulista não atendeu e nem retornou as ligações.