Topo

Ronaldo pede para que Del Nero renuncie ao cargo de presidente da CBF

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 11h28

O ex-jogador Ronaldo se posicionou sobre os escândalos de corrupção da Fifa e a renúncia do presidente Joseph Blatter. O Fenômeno disse que o atual mandatário do futebol brasileiro Marco Polo Del Nero também deveria deixar o cargo e defendeu ainda a criação de uma liga paralela à CBF para comandar o futebol brasileiro.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, Ronaldo foi veemente ao afirmar que os corruptos devem ser punidos e falou ainda sobre a importância de uma liderança honesta e transparente no futebol brasileiro.

“Adoraria que ele (Del Nero) renunciasse também. Ele não tem dado grandes exemplos. É evidente a relação com Marin. Seria bom momento para renunciar. Mas vamos aguardar as investigações”, declarou Ronaldo, frisando não ter interesse em assumir cargos na CBF.

Ronaldo afirmou ainda que a CBF não tem credibilidade no atual cenário e disse ser favorável à criação de uma liga paralela. Eu sou a favor. Tenho conversado com pessoas ligadas ao futebol, formando opinião com quem está acompanhado e com quem está envolvido. Mas vamos torcer para que sejam punidos, a CBF  não tem nenhuma credibilidade, tem que continuar cobrando transparência e honestidade”.

Na semana passada, um dos maiores escândalos da história do futebol chamou a atenção de todo o mundo. Uma operação realizada pela Procuradoria Federal de Nova York e pelo FBI, em parceria com a polícia suíça, deteve sete dirigentes de alto escalão ligados à Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF Jose Maria Marin. A acusação é de crimes como corrupção, extorsão, fraude e lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades.

Já na última segunda-feira, outro ex-presidente da CBF foi indiciado por crimes. A Polícia Federal pediu o indiciamento de Ricardo Teixeira pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos em um inquérito concluído no início deste ano. 

Apesar de ter sido membro do Comitê Organizador da Copa no Brasil e de participar ativamente de ações no país ao lado de Del Nero (então vice da CBF), de Marin (então presidente da CBF) e Jerome Valcke (acusado de ter recebido suborno no Mundial de 2010), Ronaldo se diz favorável a novas investigações, que já resultaram em sete prisões de dirigentes da Fifa.

“Estou disposto a colaborar em favor do futebol. Eu acho q esse escândalo está só começando. Não tenho informação sobre investigação. Futebol precisa de gente honesta, de gente querendo fazer o bem promover futebol e cidadania”.

21.fev.2014 - Secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke discursa entre presidente da CBF José Maria Marin e Ronaldo durante congresso realizado em Florianópolis - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA  - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
Ronaldo, em 2014, com Marin e Valcke. Ex-jogador pede investigação e diz não ter conhecimento de atos ilícitos dos dirigentes da Fifa
Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Mais declarações de Ronaldo:

Ronaldo avisa que não quer cargos na CBF

"Neste cenário, não tenho vontade nenhuma de ter cargo na CBF e no futebol em geral. Graças a Deus tenho meus trabalhos, meus projetos”.

Busca de novos líderes

“Todo mundo quer um líder em que as pessoas confiem. Essa crise mundial é muito ruim. Esperar que isso aconteça também no Brasil. Tenho conversado com pessoas ligadas ao futebol, formando opinião com quem acompanhado e quem não está. Vou torcer para que sejam punidos”.

“Nesse momento, logicamente, todo mundo tem um monte de ideias, oportunismo, ideias e soluções mirabolantes. Mas é preciso planejar, pensar e aguardar fatos. Muita coisa ainda vai acontecer, muita coisa esclarecedora para que haja mudança. Espero que tudo isso acabe rápido e que o mundo do futebol volte à normalidade”