Topo

Sindicato de atletas pede transparência e critica autossuficiência da Fifa

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 15h43

A FifPro, entidade que representa os jogadores de futebol de todo o mundo, emitiu uma nota oficial pedindo que a Fifa exponha os documentos relativos à renúncia de Joseph Blatter. Mais que isso, o órgão aproveitou a oportunidade para criticar a “autonomia do esporte” defendida pela entidade, que baseada nesse conceito cria regras próprias e paralelas às legislações de cada país.

“A FifPro pede para que nossos líderes políticos reconsiderem a noção de que o esporte tem o ‘direito’ de ser protegido em uma bolha chamada ‘autonomia do esporte’. O esporte pediu e recebeu, por muito tempo, tratamento especial para operar fora das leis ordinárias que governam todas as organizações, negócios e cidadãos. Os resultados tristes são evidentes”, disse a entidade.

O posicionamento é forte, já que esse conceito é uma das bases do mundo Fifa. É com base nele, por exemplo, que a entidade impede que qualquer clube vá buscar seus direitos na Justiça comum. Para impedir que as discussões saiam da esfera esportiva, a entidade ameaça seus filiados de desfiliação e até exclusão do mundo do futebol.

É esse mesmo conceito que também impede que haja uma intervenção governamental no esporte, como o poder público brasileiro tenta fazer no país. A MP do Futebol, que condiciona a negociação da dívida a novos parâmetros de gestão e o fim da reeleição de dirigentes, é frequentemente apontada pelos seus críticos como uma interferência externa ao mundo do futebol.

A FifPro pede reformas neste sentido e também quer que a Fifa abra os documentos relacionados à renúncia de Joseph Blatter, que anunciou sua saída do comando da entidade após 17 anos seguidos no poder. O cartola deixou o cargo pressionado pelo maior escândalo de corrupção da história do futebol, que levou nove cartolas à cadeia e indiciou outros cinco por crimes como lavagem de dinheiro e crimes fiscais. 

A entidade que representa os jogadores de futebol tem um papel político limitado dentro da Fifa, mas tem bastante importância esportiva. É a entidade, por exemplo, a responsável pela lista dos candidatos à disputa da Bola de Ouro. Além disso, ela também promove a seleção dos melhores do ano.