Topo

Xavi tem evento de despedida, ganha homenagens e fala "até breve" ao Barça

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 12h37

O Barcelona realizou nesta quarta-feira (03) um evento em homenagem ao meia Xavi, que deixará a equipe ao fim desta temporada. Dirigentes e jogadores do atual elenco manifestaram sua admiração pelo veterano atleta, que se emocionou com as manifestações de carinho e prometeu voltar ao clube.

“Espero que não seja um adeus, mas que esteja mais para um até breve. Cheguei aqui 25 anos atrás e nunca, em meus sonhos mais loucos, imaginar o que vivi no Barcelona. Sou eu que deveria ser grato. Estou muito feliz”, disse Xavi, sem segurar as lágrimas.

Xavi listou diversas pessoas que contribuíram para sua trajetória, entre eles os técnicos Louis Van Gaal, Frank Rijkaard, Pep Guardiola, Tito Vilanova e Luis Aragonés, além do atual treinador do Barça Luis Enrique. Também citou ex-companheiros como Oleguer, Jorquera e Marc Crosas. “A coisa mais bacana que levo comigo são as muitas amizades maravilhosas”.

“Obrigado ao Barcelona e a todos que tornam o Barça possível. Serei eternamente grato”, conclui o meia. Seu discurso ocorreu diante de uma enorme foto do Camp Nou no dia em que homenagearam Xavi com uma bandeira.

As homenagens a Xavi contaram com discursos do presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e do meia Andrés Iniesta. O dirigente também se disse emocionado com a despedida e desejou que o veterano jogador retorne em breve ao clube. Já o meio-campista ressaltou o privilégio de atuar ao lado do companheiro no Barcelona e na seleção espanhola.

“Capitão, companheiro, amigo. É difícil de acreditar que, quando começarmos a treinar na próxima temporada, você não estará conosco. Tem sido um privilégio jogar ao seu ladp. Obrigado por pensar no time ao invés de si mesmo. Obrigado por todas as coisas que você nos deu”, disse Iniesta.

O evento desta quarta contou com diversos nomes históricos do Barcelona, como Cruyff, Abidal, Puyol, Zubizarreta, além de atletas das equipes de basquete e hóquei. Boa parte do atual elenco também esteve presente, com exceção de Messi, Piqué, Rakitic, Ter Stegen e Rafinha, que tiveram que participar de controle antidoping da Uefa devido a final da Liga dos Campeões e não puderam comparecer.

Messi, porém, foi um dos escolhidos para participar de um vídeo com mensagens a Xavi exibido durante o evento. Além do argentino, Iniesta, Busquets e Pedro participaram da homenagem ao lado de membros da base do Barcelona e do pai do jogador.

A despedida de Xavi do Barcelona será no próximo sábado, quando o meia disputa sua última partida pelo clube: a decisão da Liga dos Campeões contra a Juventus, em Berlim.