Topo

Felipão assina com clube chinês menos de um mês após saída do Grêmio

Luiz Felipe Scolari assina contrato com o Guangzhou Evergrande, da China - Reprodução/Site oficial do Guangzhou Evergrande
Luiz Felipe Scolari assina contrato com o Guangzhou Evergrande, da China Imagem: Reprodução/Site oficial do Guangzhou Evergrande

Do UOL, em São Paulo*

04/06/2015 12h41

Felipão já tem novo clube menos de um mês após pedir demissão do Grêmio. O Guangzhou Evergrande, da China, anunciou nesta quinta-feira (04) a contratação do treinador para os próximos dois anos e seis meses. O site oficial do clube confirma a informação.

Felipão era repetidamente procurado por clubes da Ásia e até por seleções nacionais enquanto comandava o clube gaúcho. Não escondia o desejo de aceitar as boas propostas recebidas. E tão logo pediu demissão, estava autorizado para isso. 

No Guangzhou, Scolari encontrará uma série de brasileiros. O mais conhecido é Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro. Além dele, o time também tem Elkeson, ex-Botafogo, Alan e Rene, também brasileiros. 

Felipão teve pedido de demissão aceito pelo Grêmio no dia 19 de maio. Há exatos 16 dias. O novo clube mostra que o treinador ainda está valorizado no mercado internacional mesmo após a queda com a seleção na Copa do Mundo na goleada por 7 a 1 para Alemanha, ou a falta de títulos na passagem mais recente pelo Grêmio. A queda no Mundial ainda não completou um ano e o técnico já assume sua segunda equipe. 

A comissão técnica de  Luiz Felipe será exatamente a mesma do Grêmio. Levou para China o preparador físico Darlan Schneider e os auxiliares Flavio Murtosa e Ivo Wortmann. O Guangzhou tem por tradição a contratação de técnicos renomados. Felipão assume o posto após a demissão do italiano Fábio Canavaro, que por sua vez havia tomado o posto de Marcello Lippi. 

O time que terá Scolari ocupa a terceira posição no Campeonato Chinês. Em 12 partidas, soma 25 pontos, um a menos do primeiro, Shandong Luneng, mas com um jogo a menos, e também um ponto a menos que o Shangai East Asia, mas com dois jogos a menos. 

Prestes a ser comandado por Felipão, Elkeson, através de sua assessoria de imprensa, lamentou a saída de Canavaro, mas tratou de elogiar o novo treinador.

“Lamento bastante a saída do Cannavaro. Ele vinha fazendo um bom trabalho, mas são coisas que acontecem no futebol. Agradeço a ele por tudo que fez por nós, e desejo que tenha sorte na carreira. A diretoria foi rápida e já anunciou outro excelente treinador. Vai ser muito importante a chegada do Felipão. É um cara experiente, vencedor e que dispensa comentários. Vai ser ótimo ser treinado por mais um campeão mundial. Tenho certeza que vou aprender muito com o Felipão”, disse. 

* Atualizado às 13h58