Topo

Em jogo de 7 gols, EUA viram no fim sobre a Holanda e vencem amistoso

Mix Diskerud, dos EUA, cabeceia a bola durante amistoso contra a Holanda - AP Photo/Patrick Post
Mix Diskerud, dos EUA, cabeceia a bola durante amistoso contra a Holanda Imagem: AP Photo/Patrick Post

Do UOL, em São Paulo

05/06/2015 17h23

Foram sete gols, mas poderia ter sido mais. Em jogo amistoso movimentado e cheio de alternativas disputado nesta sexta-feira, a Holanda sofreu uma virada nos minutos finais e foi derrotada pelos Estados Unidos por 4 a 3, em plena Arena Amsterdã. Os dois gols da virada americana saíram aos 44 e 45min do segundo tempo.

A Holanda se prepara para as Eliminatórias da Eurocopa 2016, competição na qual ocupa a terceira posição do grupo A – cinco pontos atrás da segunda colocada Islândia – e precisa se recuperar para garantir uma das vagas diretas. O time de Gus Hiddink encara a Letônia fora de casa, na próxima sexta-feira.

Já a seleção dos Estados Unidos se prepara para a Copa Ouro da Concacaf, que começa no dia 7 de julho e pode dar ao time de Jürgen Klinsmann uma vaga na Copa das Confederações de 2017.

Fases do jogo: Pouco depois de o time dos Estados Unidos acertar duas bolas seguidas na trave, Huntelaar tratou de abrir o placar, aos 28min, com uma cabeceada à queima-roupa após cruzamento da esquerda. A resposta dos EUA veio seis minutos depois, também com um cruzamento para a área. Porém, a conclusão, de Zardes, foi com o pé, e Cillessen não conseguiu defender.

No segundo tempo, mais cinco gols. O primeiro de Huntelaar, que agora aproveitou cruzamento da direita, de Van der Wiel, para novamente marcar de cabeça, aos 5min. Três minutos depois, o inspirado Huntelaar voltou a aprontar. Desta vez, ele aproveitou rebote na entrada da área e soltou a bomba; a bola desviou em Depay, bateu na trave e entrou. 3 a 1.

Mas os Estados Unidos não se entregaram. Em rápido contra-ataque, o zagueiro Brooks deu uma de centroavante e apareceu dentro da pequena área para completar cruzamento na medida, colocando o time norte-americano novamente no jogo. E nos minutos finais veio a virada. Aos 43min, Willians aproveitou rebote, contou com desvio e deixou tudo igual. No minuto seguinte, Morris cruzou rasteiro e Wood virou a partida. 4 a 3.

O melhor: Huntelaar. Fez ‘quase’ três gols. Dois de cabeça, e um que contou com desvio no companheiro para entrar. Saiu bastante aplaudido no fim do segundo tempo.

Para lembrar:

Fazia tempo... O último confronto entre Holanda e Estados Unidos havia acontecido em março de 2010, também em amistoso disputado na Arena Amsterdã. Na ocasião, a seleção europeia venceu por 2 a 1 com gols de Kuyt, de pênalti, e Huntelaar.