Topo

Cartola diz que federações são contra exclusão de Marin da CBF

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/06/2015 18h28

José Maria Marin está preso e foi banido temporariamente do futebol pela Fifa. Oficialmente, porém, ele ainda não deixou de ser o vice-presidente mais velho da CBF. Segundo Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, os dirigentes estaduais não concordam com a exclusão de Marin antes de uma condenação formal.

“Falei com 15 presidentes de federações e são todos contra. É ilegal. Não há nenhuma condenação contra ele embora existam indícios fortes”, disse Evandro Carvalho na saída da sede da CBF, onde ocorreu, nesta segunda, uma reunião da cúpula da entidade com cartolas dos clubes da primeira divisão.

Marin, mesmo distante, é uma peça-chave no quebra-cabeça da CBF. Pela idade, ele seria o sucessor de Marco Polo del Nero em caso de vacância no cargo. Se ele não estiver apto a assumir, o segundo vice mais velho é Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol, que entrou em rota de colisão com Del Nero nos últimos dias.

Nos bastidores, Reinaldo Carneiro Bastos, hoje presidente da Federação Paulista de Futebol, é o possível sucessor de Marin como um dos cinco vices da CBF. Para que ele assumisse, Marin teria de ser excluído da entidade antes mesmo da conclusão de seu processo legal, que corre na Suíça e nos EUA.

Evandro e seus aliados defendem que o cartola detido em Zurique por crime fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro não pode ser julgado pela cúpula da CBF antes de uma condenação formal. Dessa forma, Delfim Peixoto permaneceria como o sucessor imediato de Del Nero de acordo com o atual estatuto.

O dirigente catarinense acusa o atual presidente da CBF de tentar um “golpe” por meio de uma mudança estatutária a ser votada na próxima quinta, em assembleia-geral. Del Nero não abriu seus planos, mas fala-se em mudanças sensíveis como a limitação de reeleições e a alteração no sistema de sucessão, com a exclusão da regra que coloca a idade como critério básico.