Topo

Presidente do COI diz que Fifa precisa de uma "reforma dolorosa"

EFE/ARNE DEDERT
Imagem: EFE/ARNE DEDERT

Do UOL, em São Paulo

08/06/2015 15h04

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach falou a respeito dos escândalos de corrupção que eclodiram na Fifa. O dirigente afirmou que a crise é maior que o caso de compra de votos para escolha da sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City, em 2002, e defendeu uma reforma na entidade máxima do futebol.

“Sabemos pela nossa experiência que colocar todas as coisas na mesa pode ser doloroso, mas é absolutamente necessário. Nós já vimos isso no nosso passado”, afirmou Bach durante encontro de dirigentes do Comitê Olímpico.

“Foi somente ao fazer isso que o COI restaurou sua credibilidade. Podemos apenas encorajar a Fifa a prosseguir com as reformas que escolheu levar a diante. Nós concordamos que a Fifa deva estar pronta para reformas substanciais”, completou Bach.

O dirigente do COI compareceu ao congresso da Fifa na semana passada, em Zurique. Ele chegou 24h após a prisão de sete dirigentes da entidade acusados de corrupção em uma investigação liderada pelos Estados Unidos.

O escândalo fez com que Blatter renunciasse à presidência da Fifa quatro dias após ser reeleito para seu quinto mandato. Membro do COI, o mandatário da entidade máxima do futebol já avisou que não estará presente na reunião do comitê que avaliará as candidaturas de Pequim e Almaty para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2022.