Topo

Chinês do Botafogo tem estilo playboy, é parceiro de Fred e já tietou Messi

 

??

Um vídeo publicado por ??? (@changbao) em

Bernardo Gentile e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/06/2015 06h00

ChangBao está em período de teste no Botafogo, mas quem olha de perto percebe que o chinês tem uma personalidade que não pertence ao futebol. Nascido em uma tradicional família na China, o meia-atacante fala português fluentemente já que mora no Brasil há dez anos. Sua estadia no país tem como objetivo a realização do sonho de brilhar como atleta no país do futebol. Apesar de a meta parecer inalcançável até o momento, o jogador já vive uma vida de estrela do esporte.

Até agora, ele só defendeu clubes de pouca expressão como Búzios Esporte e Barra Mansa, ambos da 3ª divisão do Rio. Mesmo assim, ele usa o dinheiro da família para manter o ‘estilo playboy’, com viagens internacionais, pilotar avião e tietar os grandes astros do futebol, como Seedorf, Ronaldinho Gaúcho e Messi.

Atualmente, o chinês passa por um período de testes no Botafogo, onde muito pouco se sabe sobre o atleta. ChangBao mostra intimidade com a bola, mas não parece ter o comprometimento necessário para seguir a profissão - apesar de estar liberado pelo clube. Prova disso é que enquanto companheiros suavam a camisa no fim de semana, ele tirou uma pausa para acompanhar de perto a final da Liga dos Campeões. In loco, viu Neymar ser decisivo e dar o título ao Barcelona.

Mas é com Fred que o chinês cultiva grande amizade. O atacante do Fluminense recebe quase que diariamente ChangBao em seu apartamento no Leblon, onde dão boas gargalhadas e disputam partidas de Fifa no videogame. O botafoguense diz que o companheiro é seu freguês, mas o camisa 9 não deixa barato e nega. O fato é que o chinês tem até controle personalizado com seu nome e uma bandeira de seu país gravado.

Em seu perfil no Instagram, facilmente se percebe o gosto por viagens internacionais, restaurantes caros e carros importados. Raro mesmo é encontrar algo relacionado a sua profissão de jogador. Para ser mais exato, apenas um vídeo entre 216 publicações – até o fechamento dessa matéria. E o vídeo (veja acima) é de quando ChangBao ainda jogava na China, há alguns anos.

A decisão do Botafogo de abrir as portas para ChangBao tem como objetivo estreitar as relações econômicas com a China. Além de possíveis negociações, o Alvinegro tem o interesse de alugar General Severiano como sede para o país durante as Olimpíadas de 2016.

O Botafogo até já tentou contar com um chinês nas categorias de base. Tang Shi ficou poucos meses no clube e só aprendeu a zoar os companheiros e o que é mulher bonita. Em campo mostrou certa evolução, mas foi pouco. Após alguns elogios, ele deixou General Severiano e voltou para a China.