Topo

Daniel Alves e Barça superam brigas e renovam por mais 2 anos

Do UOL, em São Paulo

09/06/2015 07h43

O lateral Daniel Alves renovou, nesta terça-feira, contrato com o Barcelona. O vínculo é válido até junho de 2017, com opção de renovação por mais uma temporada. O acerto aconteceu após bate bocas entre jogador e diretoria. Mas as boas atuações e os três títulos em menos de dois meses pesaram para um novo contrato.

“O FC Barcelona comunica que Dani Alves aceitou a proposta do clube para a renovação do seu contrato, que expirava no próximo dia 30 de junho. O novo acordo, que unirá ambas partes, terá vigência de duas temporadas mais, até 30 de junho de 2017, mais uma terceira temporada opcional”, informou nota oficial do clube.

Logo após renovar Daniel colocou em sua rede social um vídeo da comemoração do título da Liga dos Campeões onde declarava orgulho por defender o Barcelona. Anexo ao vídeo, ele postou a seguinte mensagem:

"Seguindo meu coração e daqueles que me amam".

Dani Alves - Reprodução/Barcelona - Reprodução/Barcelona
Site do Barcelona anuncia a renovação
Imagem: Reprodução/Barcelona

Daniel Alves e Barcelona não falavam a mesma língua desde o primeiro semestre de 2014. O clube queria firmar um contrato por produtividade assim que vencesse o vínculo vigente (junho de 2015); Daniel rejeitou acordo por produtividade e queria mais três anos. A pressão do Barça aumentou quando contratou o lateral Douglas. O ex-são-paulino, porém, jamais se firmou.

Diante do impasse, a diretoria comunicou que dificilmente renovaria com Daniel Alves. Observando atentamente, o Paris Saint-Germain manifestou intenção de contratar o jogador.

O estopim da crise aconteceu dias antes da final da Liga dos campeões. Daniel convocou a imprensa e não economizou nas críticas à diretoria, externando sua insatisfação. Ele disse que se sentia desvalorizado no clube.

"Quero jogar em um clube aonde me respeitem. Hoje aqui não sinto isso", avisou Daniel Alves, em 25 de maio.

"O clube não quer que eu siga. Me querem três, quatro meses, me vendem metas. Eu levo sete anos aqui e não sou valorizado como mereço", complementou.

"Tenho a sensação de aqui sou culpado das coisas. Não vou aceitar que me desmereçam aqui. Se acham que é melhor que eu saia, assim será", seguiu com críticas.

Sete temporadas e 19 títulos no Barça

Daniel Alves chegou ao Barcelona no início da temporada de 2008/2009. Desde então, o jogador contabiliza 343 partidas, o que faz ser o estrangeiro com o maior número de partidas oficiais pelo clube catalão.

São 19 títulos conquistados: cinco títulos do Campeonato Espanhol, três Ligas dos Campeões, três Copas do Rei, duas Supercopas da Europa, quatro Supercopas da Espanha, e dois Mundiais de Clubes.