Topo

Chegada de meia da seleção a Dubai deixa Grêmio perto de reforço

Carlos Muñoz, atacante chileno que entrou na mira do Grêmio - HANDOUT / REUTERS
Carlos Muñoz, atacante chileno que entrou na mira do Grêmio Imagem: HANDOUT / REUTERS

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/06/2015 06h01

A chegada de Everton Ribeiro ao Al Ahli, dos Emirados Árabes, deixou o Grêmio mais perto de um novo atacante: Carlos Muñoz. Ex-jogador do Colo Colo, o chileno está em negociação avançada para ser emprestado ao tricolor e deve trocar Dubai por Porto Alegre nos próximos dias. A motivação é justamente a perda de espaço nas vagas para estrangeiros em competições locais e a chance de voltar a vitrine.

Bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, Everton Ribeiro chegou ao Al Ahli no começo de fevereiro e ganhou a vaga de estrangeiro que era do chileno. Muñoz, 26 anos, voltará à América do Sul para ter sequência e ficar na vitrine. O UOL Esporte apurou que o acordo prevê empréstimo de um ano com parte do salários bancados pelo time de Dubai. Assim, o vencimento dele se encaixa no teto salarial estabelecido dentro da política de austeridade financeira do Grêmio.

Muñoz foi oferecido ao Grêmio no início de maio, mas as conversas engrenaram de vez nas últimas semanas. Neste meio tempo, o clube gaúcho tentou fechar com Alecsandro, mas perdeu a concorrência para o Palmeiras. Também sondou Teo Gutierrez, do River Plate, porém nem chegou a fazer proposta. Lucas Barrios, ex-Borussia Dortmund, igualmente foi alvo de consulta e acabou descartado pelo alto salário.

Artilheiro do Colo Colo em 2012, Carlos Muñoz foi negociado com o Bani Yas, dos Emirados Árabes, em 2013 por cerca de 4,5 milhões de dólares. De lá foi para o Al Ahli, no ano passado, por quase 11 milhões de dólares. O empréstimo ao Grêmio deve ocorrer sem custos.

A contratação do chileno completa mais uma vaga da lista de reforços desejada pelo Grêmio. Após o Gauchão, a diretoria estabeleceu como meta contratar três atletas - lateral direito, meia e atacante. Muñoz, mesmo com 1,73m, é visto como alternativa para a função de centroavante. No grupo atual as opções são Yuri Mamute e Braian Rodríguez. Com Pedro Rocha e Luan podendo ser improvisados.