Topo

"Del Nero tem mais poder que Dilma no Congresso Nacional", diz senador

Randolfe Rodrigues (PSol-AP) critica os parlamentares que cedem à pressão da CBF - Pedro França/Agência Senado
Randolfe Rodrigues (PSol-AP) critica os parlamentares que cedem à pressão da CBF Imagem: Pedro França/Agência Senado

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

11/06/2015 12h39

O senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) revoltou-se ao ver cancelada a votação sobre a Medida Provisória do futebol, na tarde da quarta-feira, 10, no Congresso Nacional. “Este senhor Marco Polo Del Nero [presidente da CBF] tem mais poder que a presidente da República no Congresso Nacional. Ele consegue barrar uma Medida Provisória editada pelo Executivo. Tem mais poder na República que as principais autoridades”, esbravejou Rodrigues.

Por falta de quórum o debate sobre a MP não teve andamento e os parlamentares só têm até a próxima terça-feira, 16, para votar. Depois deste dia, a MP perde a validade. O senador atribui à CBF um movimento para boicotar a MP e também a CPI do Futebol, que está em fase de implantação no Senado.

A CBF pode ter uma boa notícia na próxima semana, caso se confirme a presença do senador João Alberto (PMDB-MA) na presidência da CPI que vai investigar contratos feitos pela confederação durante a gestão Ricardo Teixeira, José Maria Marin (hoje preso na Suíça sob suspeita de corrupção) e Del Nero. O parlamentar faz parte do grupo Sarney, que tem na figura de Fernando Sarney a posição de vice-presidente da CBF.

“Acho um absurdo que parlamentares se prestem a cumprir um papel desses, em um  momento em que o futebol está numa crise tremenda, a Fifa está sob pressão. Eles se submetem à pressão da entidade que está sob investigação. Este espaço [Congresso Nacional] tem sempre sido espaço de pressão da CBF”, Randolfe Rodrigues. “O cidadão tem que compreender que o futebol é um patrimônio imaterial dos brasileiros. Tem que cobrar a corrupção no futebol da mesma forma como cobra, de maneira correta, a corrupção no poder público”, pediu Rodrigues.

O senador Romário (PSB-RJ) corrobora com a tese de Randolfe. “As pessoas não conseguem entender que a defesa da CBF hoje nesta casa, no Congresso, é a defesa do que é ruim, atrasado e imoral pro nosso futebol”, falou o ex-jogador, ontem, na reunião da MP. “Tudo nesta casa que passe a dar qualquer tipo de responsabilidade à entidade maior do futebol que é a CBF infelizmente não irá pra frente.”