Topo

Advogado crê que Pato pode estar livre já na quinta-feira. Corinthians nega

Alexandre Pato pede rescisão de Corinthians e São Paulo ao mesmo tempo - Ernresto Rodrigues/Folhapress
Alexandre Pato pede rescisão de Corinthians e São Paulo ao mesmo tempo Imagem: Ernresto Rodrigues/Folhapress

Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 17h47

A disputa entre Alexandre Pato e Corithians na Justiça pode ser mais rápida do que se imagina. Segundo o advogado do atacante, a rescisão de contrato pode sair, via liminar, já na próxima quinta-feira. Depende, primeiro, da comprovação ou não de pagamento do clube e do São Paulo referente aos direitos de imagem do atleta. Enquanto isso, o representante do Timão descarta tal possibilidade.

Sob a ótica da defesa de Pato, que tenta receber R$ 4 milhões (referente a 10 meses de direitos de imagem atrasados) do Corinthians e mais R$ 200 mil (por dois meses de direitos de imagem atrasados) do São Paulo, se os pagamentos não forem confirmados uma liminar pode liberar o jogador imediatamente.
Não bastaria apenas o depósito. Caso o pagamento seja feito após a busca da Justiça, o efeito se torna nulo. "Os clubes têm até quarta-feira para comprovar que pagaram. Caso contrário, a rescisão pode ocorrer via liminar", disse João Chiminazo, ao UOL Esporte. A liminar não tem prazo para ser deferida ou indeferida. Ocorreria 'a qualquer momento' a partir de quarta. Sendo aceita, Pato estaria imediatamente livre para assinar com outro clube, liberado do vínculo que, hoje, vai até 31 de dezembro de 2016.
O caso seria semelhante ao ocorrido com Kleber no Grêmio. Com quatro meses de direitos de imagem atrasados, o Gladiador procurou seus direitos, teve vínculo rescindido e, em audiência, entrou em acordo com o clube para pagamento do valor devido.
A diferença, entretanto, se refere à empresa que recebe pagamento de direitos de imagem para o atleta. No caso de Kleber, a empresa o tinha por sócio. Já Pato vendeu seus direitos de imagem, que são administrados pela empresa inglesa Chaterella Investors Limited, que repassa cuidados a Sil Serviços, no Brasil.
O lado do jogador garante que tal situação não influência em nada o processo. Mas para o Corinthians, é exatamente este ponto que pode alterar o rumo da decisão.
"Isso muda completamente. O jogador de futebol não é um trabalhador comum. Vive uma condição especial, com uma legislação própria que prevê pagamento de contrato de imagem desvinculado do contrato de trabalho. É lícito e legal", disse o advogado Diógenes Mello, do Corinthians. "Ninguém deve para o jogador. O salário dele está em dia. Quem detém a imagem é a empresa. Não será a imagem que vai liberar o jogador, pois ela é de contrato com a empresa. A chance de a liminar ser aceita é remotíssima", completou.
Corinthians e São Paulo dizem que já pagaram
Os dois clubes garantem que já pagaram Alexandre Pato. Tanto o Corinthians quanto o São Paulo afirmam que os valores foram depositados. "Sempre que houve atraso, negociamos com a empresa. Os valores estão pagos", confirmou o advogado corintiano.
As provas dos pagamentos precisarão ser apresentadas até a próxima quarta-feira. E os contratos estão interligados. Se rescindir com o Corinthians, clube cedente, o vínculo ao São Paulo se rompe imediatamente, na visão de seu advogado.
Por enquanto, Alexandre Pato, recuperado de lesão, cumpre sua rotina de trabalho no fim de semana. Ele está relacionado para o jogo do Tricolor contra a Chapecoense pela sétima rodada do Brasileirão. Mas depois disso, depende da manifestação da Justiça.