Topo

México e Bolívia fazem estreia ruim e ficam no zero; Chile lidera grupo A

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 22h24Atualizada em 12/06/2015 22h43

México e Bolívia ficaram devendo futebol na estreia na Copa América, nessa sexta-feira, pelo grupo A. Enquanto os mexicanos chegaram à competição com time alternativo, os bolivianos mostraram mais uma vez a dificuldade em jogar longe da altitude.

Assim, México e Bolívia ficaram no empate pelo placar mínimo: 0 a 0. Tendo como destaque o velho conhecido da torcida brasileira Marcelo Moreno, a Bolívia criou as melhores chances do primeiro tempo, apesar da maior posse de bola do México.

Mas o time do veterano Rafa Marques voltou melhor na etapa final e só não saiu com a vitória porque perdeu boas chances de gol, principalmente com Corona e Jimenez.

Agora, o México volta a campo contra os donos da casa, o Chile, às 20h30 de segunda-feira (15). No mesmo dia, só que mais cedo, às 18h, a Bolívia encara o Equador.

O Chile lidera o grupo A com três pontos após vencer na abertura da Copa América o Equador, lanterna. México e Bolívia tem um ponto cada, mas pegam agora as duas principais forças do grupo.

Fases do jogo
O México teve mais posse de bola, mas a Bolívia foi melhor no primeiro tempo.

Logo aos 13 minutos, a Bolívia assustou o México. Smedberg cruzou rasteiro para Pedriel, que se adiantou à zaga e desviou para carimbar a trave de Corona.

O México só chegou com perigo aos 24 minutos. Flores cruzou na área, Zenteno afastou de qualquer jeito e o próprio Flores chegou chutando de primeira, mas parou no goleiro da Bolívia.

No fim do primeiro tempo, a Bolívia quase marcou em duas boas oportunidades. Aos 41, a defesa do México afastou mal, Jhasmani Campos pegou a sobra e soltou a pancada de fora da área, mas o goleiro fez grande defesa.

A Bolívia voltou a assustar apenas um minuto depois. Após escanteio, o goleiro do México saiu mal e Raldés cabeceou para fora.

Na etapa final, roteiro diferente: foi a vez de o México dominar a partida, enquanto a Bolívia buscava encaixar os contragolpes. Logo aos 3 minutos, Vuoso deu grande passe para Jesús Corona, que entrou na área livre mas chutou para fora, desperdiçando ótima chance para os mexicanos.

A Bolívia descontou em contra-ataque aos 16 minutos. Marcelo Moreno recebeu pela direita, avançou em velocidade e bateu cruzado com perigo, mas para fora.

Melhor no segundo tempo, o México voltou a assustar aos 21 minutos. Jesús Corona deu belo corte em Hurtado e cruzou para Jiménez, que ganhou no alto e cabeceou com muito perigo, mas errou o alvo.

O México ainda criou pelo menos duas boas chances de gol na metade final do segundo tempo, mas pecou nas finalizações e pagou caro com empate sem gols diante da fraca Bolívia.