Topo

Adriano foi o último grande nome do Brasil na Copa América. Veja os 7 gols

Do UOL, em São Paulo

13/06/2015 06h00

O Brasil dá a largada na Copa América às 18h30 deste domingo, diante do Peru, com Neymar como grande nome da equipe. Quando ele tinha apenas 12 anos, outro atacante brasileiro que hoje está longe dos gramados deu um verdadeiro show no torneio. Adriano foi o artilheiro em 2004, deixando os concorrentes muito para trás, e fez o famoso gol de empate na final contra a Argentina, aos 48min do segundo tempo.

Na época com 22 anos, Adriano estava em um dos melhores momentos da carreira. E fez justiça à titularidade que Carlos Alberto Parreira lhe deu, principalmente na fase final. O Imperador terminou o torneio com sete gols em seis jogos, a maioria deles decisivos.

Fez dois nos 4 a 0 sobre o México, nas quartas de final, e marcou o único gol brasileiro no 1 a 1 com o Uruguai, na semifinal. Na decisão, garantiu o empate salvador nos acréscimos do segundo tempo nos 2 a 2 com a Argentina. Contra uruguaios e argentinos, ele ainda converteu suas cobranças na disputa por pênaltis.

Adriano começou todas as partidas naquela Copa América. Na primeira fase, passou em branco contra Chile e Paraguai, mas compensou fazendo três gols na vitória por 4 a 1 sobre a Costa Rica. Com sete gols, ficou no topo da artilharia. Seus concorrentes mais próximos anotaram três cada (Kily Gonzalez, Saviola e Carlos Bueno).

Na edição seguinte, em 2007, Robinho foi o destaque na vitoriosa campanha do Brasil com seis gols, mas passou em branco na semifinal e na final. Foi importante no time de Dunga, mas não tanto como Adriano em 2004. O hoje atacante santista terá nova chance neste ano, enquanto o Imperador será um mero espectador.