Topo

Copa América esconde três empresas envolvidas em investigação na Fifa

Nomes de empresa investigadas foram cobertas pelos organizadores - Guilherme Palenzuela/UOL
Nomes de empresa investigadas foram cobertas pelos organizadores Imagem: Guilherme Palenzuela/UOL

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em La Serena (Chile)

13/06/2015 14h01

A organização da Copa América tenta esconder das faixas de publicidade estática oficiais da competição os nomes de Traffic, Full Play e Torneos, três empresas investigadas nos escândalos da Fifa - cujos alguns dos sócios estão presos - e que juntas formam a Wematch, união do trio líder em organização de eventos de futebol na América Latina.

Em La Serena, cidade na qual estreia neste sábado a Argentina, em partida contra o Paraguai, pelo grupo B, banners dentro do centro de mídia exibem o nome da Wematch, mas uma tarja branca cobre os nomes de Traffic, Full Play e Torneos. Segundo pessoas que trabalham na organização da Copa América, as três empresas pediram para que tivessem os nomes escondidos por temer desgaste, mas mantiverem o nome da Wematch, uma vez que a união não foi tão citada nas últimas semanas.

Copa América - Guilherme Palenzuela/UOL - Guilherme Palenzuela/UOL
Imagem: Guilherme Palenzuela/UOL

Proprietário da Traffic, o empresário brasileiro Jota Hawilla é réu confesso, vai devolver US$ 151 milhões (R$ 473 milhões), e colabora  desde o fim de 2014 com as investigações do FBI, que resultaram na prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin e outros seis dirigentes na Suíça, envolvidos com pagamentos de propina relacionados a acordos de marketing e transmissão de jogos em competições da Conmebol e da Concacaf.

Ex-CEO da Torneos, o argentino Alejandro Burzaco se entregou à Justiça italiana no último dia 9. Ele foi apontado pela investigação como receptor de lucros milionários por contratos de transmissão por meio de pagamento de propina. O nome dele apareceu em alerta vermelho da Interpol.

Sócios de Burzaco, Hugo e Mariano Jinkis, argentinos proprietários da Full Play, também estão no alerta vermelho emitido pela Interpol e fecham o trio da Wematch, que estampa a Copa América. A dupla, diferentemente do compatriota, no entanto, ainda não se entregou à Justiça argentina.

Quem trabalha na organização da Copa América afirma que os banners já chegaram nas sedes da competição com a tarja sobre os nomes das três empresas, que, segundo tal relato, não querem aparecer por temer rejeição.

wematch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução