Topo

Ex-parceiros e fãs se despedem de Zito; Vila tem homenagem após velório

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

15/06/2015 10h00

Dirigentes e ex-jogadores do Santos compareceram nesta segunda-feira de manhã ao velório do ex-capitão do time Zito, que faleceu no domingo à noite, aos 82 anos, por razões naturais. Companheiros de Zito no Santos na década de 60, Mengálvio, Coutinho, Pepe e Dorval estiveram no Memorial Ecumênica, que fica próximo à Vila Belmiro.

Pelé enviou coroa de flores em memória a Zito, que faleceu no domingo - Samir Carvalho/UOL - Samir Carvalho/UOL
Pelé enviou coroa de flores em memória a Zito, que faleceu no domingo
Imagem: Samir Carvalho/UOL

O presidente do Santos, Modesto Roma, e o técnico do time, Marcelo Fernandes, também foram prestar homenagem ao ídolo alvinegro.

Modesto Roma chorou durante a entrevista e lembrou a importância de Zito nos campos, mas também como observador de novos talentos. Neymar, Robinho, Ganso, Diego, entre outros, cresceram no Santos sob conselhos de Zito, que por muitos anos teve cargo na base alvinegra.

“Perdemos um ídolo. Perdemos um amigo, um líder. Perdemos uma parte da história. O Zito representa muita coisa. O Zito representa time dos sonhos. O Zito representa o Clodoaldo, o Robinho, o Ganso, Diego, Neymar...”, disse Modesto.

Marcelo Fernandes: “Uma perda para o futebol, para o Santos. Escuto historias dele com o Pelé. O Zito tinha grande liderança. Um exemplo a todos os jovens que estão começando”.

Pelé está nos Estados Unidos e não pôde comparecer. Ele enviou coroa de flores.

O corpo de Zito será enterrado na cidade de Roseira, às 16h30 desta segunda-feira. Antes de seguir rumo a cidade do interior paulista, o carro que transportou o corpo do ex-jogador passou em frente à Vila Belmiro, onde houve queima de fogos.

O Santos decretou luto de 7 dias. Pela seleção brasileira, Zito conquistou as Copas do Mundo de 1958 e 1962.