Topo

Neymar? Em Temuco, Ronaldo rouba atenções durante passagem da seleção

Ronaldo (e) concede entrevista na porta do hotel da seleção em Temuco (Chile) - Reprodução/TV
Ronaldo (e) concede entrevista na porta do hotel da seleção em Temuco (Chile) Imagem: Reprodução/TV

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Temuco (Chile)

15/06/2015 06h00

Neymar fez um gol, deu o passe para outro e comandou a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre o Peru no último domingo, em Temuco, pela estreia da Copa América. Destaque em campo, foi ovacionado pelas arquibancadas, mesmo com um público pequeno de brasileiros. Os pouco mais de 16 mil torcedores que compareceram ao estádio Germán Becker reverenciaram aquele que é apontado como um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. Mas ele não foi o único a atrair a atenção de chilenos e peruanos.

O craque do Barcelona bem que se destacou, mas viu outro ícone da seleção brasileira roubar os holofotes durante a passagem da equipe pela pacata cidade chilena. O ex-jogador e agora comentarista Ronaldo foi muito festejado e atraiu multidões na porta do hotel e do estádio no último fim de semana.

Questionado em solo brasileiro por conta de recentes polêmicas envolvendo CBF e organização da última Copa, Ronaldo ainda é quase uma unanimidade em outros países..

“Neymar é um craque, está em alta, mas o Ronaldo é fenômeno. Sonho há anos poder vê-lo de perto. Muitos aqui passaram a gostar de futebol por causa dele. Acompanhamos a história que ele escrever no final da década de 90 e início dos anos 2000. Ele é maior que Neymar”, disse o comerciante Mauricio Gómez, de 24 anos, que bateu ponto na porta do centro de imprensa no fim de semana com a esperança de ver o comentarista da Globo.

No sábado, antes do treino da seleção, chilenos aguardavam o “Fenômeno”. Porém, por conta de problemas no voo que o levava de Santiago para Temuco, Ronaldo não apareceu. Nada que desanimasse a torcida.

No domingo, a multidão se aglomerou na porta do hotel da seleção. E novamente para buscar o antigo camisa 9 do time. A cada aparição do Fenômeno no hotel, muita histeria. E foi assim também quando o ex-jogador foi até a porta do local para realizar uma entrada ao vivo na TV Globo.

Ronaldo aproveitou o momento para atender centena de fãs que pediam para tirar fotos e se espremiam na grade que isolava o hotel para conseguir um autógrafo.

As manifestações não pararam nem mesmo após a atuação de gala de Neymar. Depois de o juiz apitar o final do jogo entre Brasil e Peru, torcedores se aglomeraram abaixo da cabine da TV Globo.

“Ele só poderia descer aqui e falar conosco. Mas foi bacana. O Ronaldo é uma lenda do futebol”, disse a estudante Gabriela Ignácio.

No final do domingo, o assédio não cessou nem enquanto o Fenômeno jantava. Do lado de fora do restaurante que fica ao lado do hotel da seleção, um grupo de chilenos com a camisa da seleção brasileira aguardava o ex-jogador. "Só queremos um autógrafo e um aperto de mão", disse o estudante Fabián Fuentes, que ficou mais de três horas aguardando Ronaldo.

E a devoção ao Fenômeno não deverá se encerrar em Temuco. Ao lado de Galvão Bueno, Ronaldo acompanhará a seleção durante toda a Copa América. O próximo compromisso é na quarta-feira, em Santiago, no jogo contra a Colômbia pela segunda rodada do grupo C.