Topo

Time de São Paulo contrata advogado do Flu para escapar de rebaixamento

O advogado Mário Bittencourt foi um dos responsáveis por salvar o Fluminense em 2013 - Armando Paiva/Fotoarena
O advogado Mário Bittencourt foi um dos responsáveis por salvar o Fluminense em 2013 Imagem: Armando Paiva/Fotoarena

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/06/2015 17h27

Após ajudar a salvar o Fluminense do rebaixamento em 2013, o advogado e vice presidente de futebol do Tricolor Mário Bittencourt terá a missão de salvar outro clube de rebaixamento nos tribunais em breve. O escritório do dirigente carioca atuará em defesa do Comercial de Ribeirão Preto-SP, que terminou a Série A2 do Campeonato Paulista (segunda divisão do Estadual) na zona da degola e tenta escapar em batalha jurídica.

“Isso se deve a minha profissão. Eu vivo da minha advocacia e não de ser dirigente do clube de futebol. Já defendi o América-MG, o Tupi-MG... E uma série de outros processos e continuarei fazendo desde que não haja conflito de interesses como nesse caso não há”, explicou Mário Bittencourt.

O caso é semelhante ao que rebaixou a Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013 e salvou o Fluminense defendido pelo mesmo Mário Bittencourt. Na ocasião, o time paulista e o Flamengo foram punidos por escalação irregular de jogadores na rodada final da competição. Desta vez, é o Atlético Sorocaba que pode ser punido e livrar o Comercial da terceira divisão do Paulista.

O time de Sorocaba escalou jogadores não inscritos na primeira rodada da competição, quando empatou por 0 a 0 com o São Caetano e foi punido com a perda de quatro pontos pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) em primeira instância no dia 16 de março, pena que acabaria salvando o Comercial e rebaixando o Atlético Sorocaba. No entanto, a decisão foi revista pelo Pleno do tribunal no dia 30 de março após recurso do clube.

A missão de Mário Bittencourt e seu escritório será defender o Comercial como terceiro interessado em julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A intenção é manter a decisão da primeira instância do TJD-SP e retirar os quatro pontos do Atlético Sorocaba, o que manteria o time de Ribeirão Preto na Série A2.