Topo

Brasil embala, bate Senegal por 5 a 0 e decide Mundial sub-20 com a Sérvia

Do UOL, em São Paulo

17/06/2015 06h39

A seleção brasileira sub-20 enfim conseguiu uma atuação convincente. Nas primeiras horas de quarta-feira, o time bateu Senegal, com direito a goleada. Por 5 a 0, com dois gols de Marcos Guilherme, o time verde-amarelo conquistou sua vaga na final do Mundial, na Nova Zelândia, e encara na decisão a Sérvia, que bateu Mali na prorrogação por 2 a 1.

Esta será a nona final brasileira no Mundial sub-20, sendo que o país já soma cinco títulos, em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. A decisão será às 2h de sábado (pelo horário de Brasília).

"Estamos muito felizes e orgulhosos. Não podíamos esperar um placar assim, devido à qualidade do time de Senegal, mas fizemos nosso melhor em frente às oportunidades que tivemos", disse o técnico Rogerio Micale. "Tivemos algumas boas partidas, e tivemos algumas com problemas, mas como time crescemos nesses jogos difíceis. Hoje todos jogaram com perfeição. Nós tivemos um grande momento e o time se reinventou na partida. Tanto a defesa quanto o ataque foram incríveis e estiveram em muito boa forma. Esta partida foi muito importante para nós. Nós pudemos criar as chances e ser efetivos na frente do gol. Isso nos dá confiança para a final"

O Brasil vinha de vitórias dramáticas, apenas nos pênaltis, contra Uruguai e Portugal, mas teve menos emoções fortes desta vez. 

A equipe teve como maior destaque da partida Marcos Guilherme. Antes dos seus dois gols, quem abriu o placar foi Correa, aproveitando um início de pressão brasileiro. Logo aos quatro minutos, um cruzamento de João Pedro bateu em Correa e já anotou 1 a 0 no placar.

A goleada já começou a se construir dois minutos depois. Marcos Guilherme entrou na área e bateu com força para marcar o segundo gol da partida. Boschilia foi o autor do terceiro gol, aos 18 minutos, em passe de Jean Carlos. 

E o primeiro tempo acabou com 4 a 0, quando, aos 34 minutos, Jorge driblou dois e chutou matando o goleiro do Senegal.

Ainda buscando o gol, o Brasil jogou o segundo tempo sempre na ofensiva, e isso permitiu fechar o placar aos 32 minutos, marcando 5 a 0 com Marcos Guilherme. Em jogada de Boschilia, ele ficou na cara do gol e não desperdiçou.

Sérvia bate Mali na prorrogação

A Sérvia precisou do tempo extra para vencer Mali, mas conseguiu sua vaga na decisão do Mundial sub-20 ao vencer por 2 a 1. Este já é o melhor resultado da história do país europeu.

Os dois gols do tempo normal saíram no primeiro tempo. Os europeus abriram o placar aos quatro minutos, com Andrija Zivkovic. Mali conseguiu empatar com Youssouf Kone, aos 39 minutos, com um chute rasteiro de fora da área. 

Com tudo igual no marcador, a Sérvia foi para cima na prorrogação, e foi com Ivan Sponjic que anotou 2 a 1, em um lance com duas cabeçadas, após escanteio, e garantiu o placar que lhe colocou à frente do Brasil na decisão. Os europeus ainda perderam três gols feitos, mas foi o suficiente para a vitória.