Topo

Vidal pega pena leve após acidente e perde a carteira de motorista

Juliana Alencar

Do UOL, em Santiago (Chile)

17/06/2015 12h28Atualizada em 17/06/2015 15h50

A Justiça chilena determinou a punição do meio-campista da seleção chilena do país Arturo Vidal por dirigir embriagado e bater seu carro na noite da última terça-feira (16). O jogador da Juventus teve sua carteira de motorista retida e terá que se apresentar mensalmente ao consulado do país em Milão.

A punição é de caráter cautelar. A investigação ocorrerá nos próximos 120 dias antes e o caso ainda será julgado.  Mas a punição deve ser branda, já que dificilmente ele será enquadrado na Lei Emilia, mais dura contra motoristas flagrados dirigindo embriagados. Dados do bafômetro apontaram que o jogador estava com 1,21 gramas de álcool no sangue. O máximo permitido é 0.8. O fato de não ter fugido do local do acidente, de não ser reincidente e de não haver nenhuma vítima gravemente machucada pesam a favor do jogador.

Artilheiro da Copa América com três gols, Vidal passou a noite numa delegacia próximo ao local do acidente após ter testado positivo no exame de álcool. Por volta das 8h, ele chegou por uma entrada especial no tribunal. 

Depois da definição da punição, o jogador saiu sem falar com a imprensa e partiu direto para a concentração do Chile. O advogado dele também saiu sem dar declarações.

Vidal bateu de carro a cerca de 25km de Santiago, capital do Chile, no acesso sul da cidade. O volante da Juventus sofreu o acidente enquanto voltava para o centro  de treinamento da seleção. Ele deveria se apresentar às 23h. Estavam envolvidos na batida outros três carros e Vidal sofreu apenas uma contusão no pescoço. A Ferrari do jogador ficou bastante danificada.

Após o socoro, o volante foi levado ao hospital San Luis de Buin para fazer exames. Maria Teresa Matus, mulher do jogador, teve uma fratura no cotovelo. Depois de passar por exames no hospital, Vidal foi levado por policiais para a delegacia, acompanhado de membros da federação chilena.

Segundo a imprensa chilena e vídeos postados no Twitter, o meia teria passado o dia em um cassino que fica no hotel Monticello. As imagens supostamente são de terça-feira, um dia depois de o Chile empatar com o México por 3 a 3. Rumores também davam conta de que o meia chileno Valdivia estava com Vidal, mas o jogador do Palmeiras rapidamente negou em sua conta nas redes sociais. 

No início da tarde desta quarta, o técnico Jorge Sampaoli descartou que o episódio, apesar de ser flagrante de descumprimento de regras do código disciplinar, vá afastar o jogador da seleção. Ele havia se reunido com o presidente da federação nacional para decidir se mantinha ou expulsava o jogador do grupo que disputa a Copa América. De acordo com o jornal El Gráfico, o elenco chileno condenou a atitude do companheiro, mas se reuniu com o treinador e pediu para que Vidal permaneça na equipe.

A imprensa chilena, porém, acreditava que Sampaoli puniria Vidal pelo incidente. O próprio Vidal e outros quatro jogadores foram suspensos em 2011 por ferir o regulamento, em uma das várias crises do time nacional.

"Os integrantes de uma seleção chilena de futebol deverão observar a todo momento, isto é, antes, durante e depois das partidas de que participarem, uma conduta de acordo com o fato de estarem representando o país, ajustando-se às normas de decoro, bons costumes e disciplina que tal cargo exige", diz o código.

Saiba quais são os carros que os craques do seu time têm na garagem - Arte/UOL - Arte/UOL
Saiba quais são os carros que os craques do seu time têm na garagem
Imagem: Arte/UOL