Topo

Vídeo mostra prisão de Vidal: "prenda-me, mas vai ferrar todo o Chile"

Do UOL, em São Paulo*

17/06/2015 13h04

O meia Arturo Vidal parecia realmente confiante de que não seria punido por dirigir embriagado e causar um acidente em Santiago na noite desta terça-feira. Em um vídeo divulgado pela rede de comunicação chilena “Bio Bio”, o jogador da Juventus aparece discutindo com um policial. Nesta quarta-feira, a Justiça determinou a apreensão da carteira de motorista de Vidal, que ainda terá que se apresentar mensalmente ao consulado do Chile em Milão, na Itália. O jogador, entretanto, escapou de uma punição esportiva. O técnico da seleção chilena, Jorge Sampaoli, descartou excluir Vidal da disputa da Copa América.

No vídeo divulgado nesta quarta, é possível ouvir o seguinte diálogo entre Vidal e o policial:

Vidal: “Como virei dirigindo? Como sou tão tonto, não pensam?”

Policial: “Sim, fez m... fez m..., cavalheiro”.

Vidal: “Como eu fiz m...? Deixa de falar besteira”.

Vidal: “Vai me prender?”

Policial: “Não torne as coisas mais difíceis”.

Vidal: “Pode me prender, mas vai fazer m... com todo o Chile”

O acidente aconteceu na noite de terça-feira, a cerca de 25km de Santiago. Vidal, que dirigia uma Ferrari, se envolveu em um acidente entorno do hotel Monticcello, onde deveria se apresentar à seleção chilena às 23h, de acordo com o hospital San Luis de Buin. Além dele, outros três carros se envolveram na batida. O jogador teve uma contusão no pescoço e sua mulher fraturou o cotovelo. Exames mostraram que o atacante da Juventus estava embriagado no momento do acidente.

Segundo a imprensa chilena e vídeos postados no Twitter, o meia teria passado o dia em um cassino que fica no hotel Monticello. As imagens supostamente são de terça-feira, um dia depois de o Chile empatar com o México por 3 a 3. Rumores também davam conta de que o meia chileno Valdivia estava com Vidal, mas o jogador do Palmeiras rapidamente negou em sua conta nas redes sociais. 

A punição é de caráter cautelar. De acordo com a Justiça chilena, a investigação ocorrerá nos próximos 120 dias antes e o caso ainda será julgado. A punição deve ser branda, já que dificilmente ele será enquadrado na Lei Emilia, mais dura contra motoristas flagrados dirigindo embriagados. Dados do bafômetro apontaram que o jogador estava com 1,21 gramas de álcool no sangue. O máximo permitido é 0.8. O fato de não ter fugido do local do acidente, de não ser reincidente e de não haver nenhuma vítima gravemente machucada pesam a favor do jogador.

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (17), o técnico Jorge Sampaoli afirmou não ver motivos para cortar Vidal da seleção chilena que disputa a Copa América. 

“A medida é procurar ver como ele está e fazer com que ele saiba que para nós é um jogador muito importante. Ele cometeu um erro que não é tão determinante para cortá-lo”, afirmou Sampaoli. “Ele sempre teve um comportamento muito bom. Cometeu um erro. Há um monte de coisas a serem colocadas na balança”.

Artilheiro da Copa América com três gols, Vidal passou a noite na delegacia após ter testado positivo no exame de álcool após o acidente. Após a definição da punição, o jogador saiu sem falar com a imprensa e partiu direto para a concentração do Chile.

“Vão começar um monte de teorias daqui em diante. Se o Chile não for campeão, será pelo funcionamento da equipe. Isso que aconteceu não afará em nada o que vem sendo feito até agora”, completou Sampaoli.

*Colaborou Juliana Alencar, em Santiago

Saiba quais são os carros que os craques do seu time têm na garagem - Arte/UOL - Arte/UOL
Saiba quais são os carros que os craques do seu time têm na garagem
Imagem: Arte/UOL