Topo

Novo técnico do Real descarta briga entre CR7 e Bale por posicionamento

Rafa Benítez nega conflito entre Cristiano e Bale por posição em campo - AFP PHOTO / GERARD JULIEN
Rafa Benítez nega conflito entre Cristiano e Bale por posição em campo Imagem: AFP PHOTO / GERARD JULIEN

Do UOL, em São Paulo

22/06/2015 13h58

Após diversas polêmicas envolvendo problemas de relacionamento no vestiário do Real Madrid, principalmente entre os astros Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, o novo treinador da equipe, o espanhol Rafa Benítez, parece estar disposto a resolver as picuinhas internas para que a equipe possa atingir seu potencial máximo e voltar a brigar por títulos na próxima temporada.

Em entrevista ao site oficial do clube, Benítez avaliou alguns dos aspectos que precisarão ser trabalhados durante a próxima temporada para que o clube atinja um nível de excelência desejado. Para isso, o técnico faz questão de ressaltar que não poderá haver briga de egos dentro do elenco e que todos precisarão encontrar uma forma de se ajustar para render o esperado.

“A predisposição de todos em trabalhar tem sido excelente. A primeira coisa que fiz foi escutar a todos, saber o que tinha dado certo e o que tinha dado errado no ano passado, as impressões dos atletas, o que poderia melhorar na opinião deles e o que eles desejavam que fosse feito. Agora, no que diz respeito ao posicionamento dos atletas, temos que tomar essa decisão juntos, treinar juntos e logo decidiremos. Cristiano e Bale, ao contrário do que se diz por aí, nenhum deles exige jogar aqui ou lá, pois, entre outras coisas, teremos que decidir qual o sistema de jogo mais adequado para aproveitar o potencial máximo de cada jogador. Eles têm que estar confortáveis em campo para darem o melhor de si”, explicou o treinador.

Apesar de ainda não ter decidido sobre qual esquema utilizará, o técnico dá indícios de que deverá montar uma equipe ofensiva, principalmente pela qualidade dos jogadores do elenco merengue, que conta com estrelas como Modric, Kroos, James Rodríguez e Benzema.

“Temos que distinguir qual será o nosso modelo e o nosso sistema de jogo. Muitas pessoas acham que a posição dos jogadores em campo (4-4-2, 4-3-3) é um modelo de jogo, mas não é assim. Nosso modelo de jogo será baseado em um futebol ofensivo, em ter sempre a posse de bola, trabalha-la de forma rápida, procurando não perder o equilibro entre a defesa e o ataque, além de termos uma postura agressiva e uma adaptabilidade para outros sistemas, se necessário. Tentaremos impor nosso futebol, mas precisamos ter a capacidade de atuar de uma outra forma caso seja preciso. Essa é a diferença entre modelo de jogo, que será ofensivo, e sistema de jogo, que é a posição dos jogadores em campo”, detalha Benítez.

O treinador ainda aproveitou para comentar sobre as negociações envolvendo o clube merengue. Enquanto a temporada não começa, o presidente Florentino Perez segue trabalhando intensamente para fornecer mais opções para o treinador espanhol. Diversos jogadores são especulados para chegar ao clube, entre eles o goleiro De Gea, o meia Pogba e o volante Verratti. Apesar disso, Benítez preferiu comentar apenas sobre as transferências que já estão acertadas.

“O Danilo e o Casemiro (que chegam após boa temporada no Porto), por exemplo, são jogadores que vão ser importantes para nós, e o clube trabalha todos os dias para tentar elevar o nível da equipe com contratações que nos permitam enfrentar nossos desafios, mas gostaria de ressaltar que reforçar o atual plantel do Real Madrid é extremamente difícil. Esta equipe já ganhou tudo e já provou o nível que tem. Os torcedores podem ficar tranquilos que este plantel terá o nível de competitividade que se exige deste clube”, pontou o treinador.