Topo

Cortes no Palmeiras podem envolver craque, promessa e até recém-chegados

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 06h00

Com 24 reforços contratados, o Palmeiras chegou a 37 jogadores em seu elenco. Na última sexta-feira, o novo técnico Marcelo Oliveira falou em reduzir o elenco. Com a volta do diretor de futebol Alexandre Mattos, as conversas começaram nesta semana.

"Vamos tratar do assunto na próxima semana para atingirmos um número ideal sem prejudicar ninguém. Mas vamos conversar de forma bem interna", disse Oliveira.

Falta de espaço, insatisfação com a reserva, interesse de outros clubes e dificuldades em negociações salariais estão entre os critérios que serão utilizados. O UOL Esporte elencou quem são os nomes com maior chance de deixar o alviverde nas próximas semanas.

Goleiro: Aranha

Contratado após rescindir com o Santos, não conseguiu ganhar a vaga de Fernando Prass. Mesmo tendo acabado de chegar, deve estar de saída. O UOL Esporte apurou que há pelo menos três clubes brasileiros interessados na sua contratação. O goleiro, inclusive, não foi relacionado para os últimos dois jogos para não prejudicar uma possível saída.

Zagueiros: Nathan e Tobio

Promessa da base alviverde, Nathan foi um dos que se salvaram no péssimo 2014 do Palmeiras, mas praticamente não foi aproveitado nesta temporada - jogou só 73 minutos. O defensor é alvo do Atlético-PR, que quer um empréstimo - seria uma boa oportunidade para jogar mais e adquirir experiência no Brasileirão. O argentino, por sua vez, está insatisfeito com a reserva, e seu empresário já disse que há interesse de clubes argentinos. Com a chegada de Leandro Almeida, o elenco teria seis opções para duas vagas na defesa - cenário que pede uma saída.

Meias: Ryder Matos e Valdivia

Um dos craques do time, ídolo da torcida e dono da camisa 10, Valdivia nunca seria dispensado. Mesmo assim, dificilmente volta a atuar pelo Palmeiras - seu contrato termina em agosto, e o meia e o clube estão muito distantes na negociação pela renovação. As chances de que o chileno não volte à Academia de Futebol após a Copa América são grandes. Ryder foi contratado por empréstimo da Fiorentina e só participou de dois jogos.

Atacantes: Cristaldo, Leandro Pereira e Leandro

Alecsandro chegou, e Barrios vem depois da Copa América. Isso deixa o time do Palmeiras com seis possíveiscentroavantes e um treinador que costuma utilizar apenas um em seu esquema tático.

Cristaldo e Leandro Pereira, que se revezaram durante o Paulistão, não convenceram: o argentino foi um pouco melhor, marcando sete gols. Leandro Pereira fez apenas três, todos no Paulistão.

Leandro, outro que pode jogar no setor, se recupera de contusão e vem de um péssimo 2014. O elenco tem ainda a promessa Gabriel Jesus, que deve ganhar chances com Marcelo Oliveira.