Topo

Ex-capitão inglês se irrita com suposta divisão racial na Inglaterra sub-20

Jogadores negros e brancos da seleção sub-20 da Inglaterra almoçam em mesas separadas - Reprodução
Jogadores negros e brancos da seleção sub-20 da Inglaterra almoçam em mesas separadas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 13h16

Uma foto fez com que o ex-capitão da Inglaterra Rio Ferdinand se irritasse com a comissão técnica do sub-20 inglês, que disputou o Torneio de Toulon, no início do mês. No último sábado (20), o jornal “Daily Mail” publicou uma imagem em que os jogadores negros e brancos aparecem almoçando em mesas separadas.

“Quando vi a foto do sub-20 da Inglaterra em Toulon no fim de semana, com todos os jogadores negros em uma mesa e os brancos na outras, me chocou”, escreveu Ferdinand, em sua coluna no jornal “The Sun”. “É compreensível que os amigos queiram ficar juntos e podem realmente ter sido grupos baseados puramente em amizades e com interesses similares, mas parece terrível”, continuou.

O técnico Gareth Southgate negou que haja algum tipo de separação racial na seleção sub-20 da Inglaterra, mas Ferdinand apontou a comissão técnica como grande culpada.

“Eu culpo a gestão, que tem que saber o quão importante é integrar todos os jogadores. Para o benefício do elenco, e para ser bem-sucedido, todos têm que se misturar”.

Para Ferdinand, seria simples acabar com quaisquer divisões. “Uma resposta simples para isso seria colocar etiquetas com nomes nas mesas de jantar e trocá-las de posição todos os dias. Dessa maneira, todos irão se conhecer e derrubará quaisquer limites que possam existir”, completou.

A Inglaterra terminou o Torneio de Toulon na quarta colocação, depois de perder a disputa de terceiro lugar para os Estados Unidos.