Topo

Jornal uruguaio reprova provocação de jogador do Chile e lembra Suárez

Capa do jornal uruguaio La República desaprova provocação chilena na Copa América - Reprodução
Capa do jornal uruguaio La República desaprova provocação chilena na Copa América Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/06/2015 11h11

A inusitada provocação de Jara a Cavani durante a vitória por 1 a 0 do Chile sobre Uruguai, pelas quartas de final da Copa América, não passou despercebida na imprensa uruguaia. O jornal La República publicou uma foto em que o defensor chileno coloca os dedos entre os glúteos do rival. A cena serviu para a publicação ilustrar que a Celeste foi atrapalhada pela arbitragem: "Nos meteram o dedo e a mão".

No lance em questão, Cavani reagiu com um tapa no rosto a gesto de Jara e acabou expulso por ter levado o segundo cartão amarelo. O juiz do jogo foi o brasileiro Sandro Meira Ricci. O chileno não foi punido pela provocação. O árbitro ainda expulsou Fucile, mais um uruguaio, nos minutos finais.

A capa do La República ataca Sandro Meira Ricci ao apontá-lo líder de uma "arbitragem descaradamente local". Também lembra da punição que a Fifa deu a Luis Suárez, que mordeu o italiano Chiellini durante a Copa do Mundo e não pôde mais entrar em campo. "O que acontecerá com este?", cobrou o jornal.

O artifício, no mínimo indelicado de Jara, foi decisivo para o clássico sul-americano. O Uruguai empatava em 0 a 0, mas perdeu força sem o atacante do PSG em campo e sofreu gol decisivo de Isla.

O jornal El Observador também cita Suárez, alvo da Fifa durante a Copa-2014. "A Conmebol deveria atuar de maneira semelhante. O que é pior?", questiona o diário.