Topo

No Brasileirão da hora extra, Flu lidera em gols nos acréscimos

Vinicius ( no centro) marcou gol para o Fluminense aos 49" do 2º tempo contra a Ponte Preta - Ruano Carneiro/AGIF
Vinicius ( no centro) marcou gol para o Fluminense aos 49' do 2º tempo contra a Ponte Preta Imagem: Ruano Carneiro/AGIF

Paulo Matuck

Do UOL, em São Paulo

25/06/2015 16h57

O gol do Fluminense aos 49 minutos do segundo tempo, de acordo com a cronometragem oficial, que selou a vitória da equipe contra a até então invicta Ponte Preta e fechou a oitava rodada do Brasileirão 2015 na noite da quarta-feira não apenas colocou o tricolor carioca mais próximo do G4 como posicionou a equipe no topo da lista dos times que mais assinalaram tentos após os 90 minutos na história da competição desde que o formato dos pontos corridos foi implementado. Isso acontece justamento no torneio com maior média de gols marcados na hora extra.

A edição deste ano do Brasileirão teve nove gols feitos após os 90 minutos de jogo terem sido completados. Isso significa que em 5,1% das ocasiões em que a rede balançou o jogo estava no período de acréscimo. A média de gols na hora extra da competição entre 2003 e 2015 é de 3,3%, sendo que o maior número já obtido de gols depois do tempo regulamentar ter sido concluído foi na temporada 2014, com 4,3%.  O menor aconteceu em 2003, índice de 2,8%.
O gol marcado por Vinicius a partir de passe de Fred na partida disputada no Maracanã foi o 26º do Fluminense no Brasileirão de pontos corridos. O time superou o Atlético-MG em números absolutos. A equipe mineira tem 25 tentos assinalados após os 90 minutos. Flamengo e Grêmio vêm logo a seguir nesse ranking com 24 gols feitos na hora extra. Atlético-PR, Palmeiras e Santos marcaram 21 vezes. O grupo com duas dezenas de comemorações nos acréscimos é completado por São Paulo e Vasco.
Porém, quando se trata de proporção, a liderança dessa lista é do rival do tricolor na noite de quarta-feira. A Ponte Preta fez 15 gols no tempo complementar. Ou seja, 5% do total de seus gols no Brasileirão foram assinalados depois do minuto 90. Seguindo essa linha, a Chapecoense vem logo a seguir. Embora tenha feito apenas dois gols nos acréscimos, isso representa 4,4% dos gols do time catarinense. O Avaí é o terceiro. Os sete gols marcados por essa outra equipe de Santa Catarina significam 4,3% do total de tentos na competição em sua era dos pontos corridos.
No outro lado dessa conta estão os times que mais sofrem gols quando o jogo está em seu tempo de acréscimos. Em números absolutos, três equipes dividem a liderança dessa lista. Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco, levaram 24 gols cada entre 2003 e 2015 depois dos 45 minutos do segundo tempo. Flamengo, 23, Grêmio, 21, e Fluminense, 20, completam a relação de times que foram buscar a bola nas redes mais de duas dezenas de vezes nos acréscimos.
Proporcionalmente, o Grêmio é o time que mais leva gols na hora extra. Os 21 tentos sofridos representam 4,1% do total de gols que a equipe tomou no Brasileirão de pontos corridos. A segunda colocação é dividida por Atlético-MG, Vasco, Coritiba (19) e a Ponte Preta, que na quarta-feira sofreu seu 16o gol nos acréscimos. Todos eles levaram 4% do total de tentos na competição na hora extra.