Time faz jogo virar 'balada' com cerveja gringa, e público aumenta 900%
Há alguns anos os torcedores no Brasil não podem ter o gostinho de ver o jogo do seu time no estádio tomando uma cerveja geladinha. Mas ao menos os fãs de um time estão liberados. O Espírito Santo FC vende até cerveja importada em suas partidas e aumentou seu público em 900%.
Para deixar a arquibancada mais animada, o clube teve a ideia de oferecer cerveja dinamarquesa a preços bem acessíveis nos jogos da segunda divisão do campeonato estadual no Espírito Santo, estado em que a comercialização da bebida é permitida em arenas esportivas. O estádio costumava receber 100 torcedores, e hoje tem público de até mil pessoas.
A diretoria fez uma parceria com um fornecedor e a cerveja Faxe, que normalmente é encontrada nos supermercados por até R$ 12, pode ser comprada por apenas R$ 5 no estádio. Em alguns dias promocionais, o preço chegou a R$2,50.
Além disso, quem for com camisa do time, tem direito a duas cervejas gratuitamente. E em cada jogo é vendido um estilo diferente da bebida: pilsen, trigo ou a opção com teor alcoólico de 10%. As cervejas tradicionais geralmente têm teor 4,5% a 5%.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida nos estádios brasileiros como ferramenta para inibir a violência nos estádios. Mas, no Espírito Santo, uma lei estadual de 2014 foi sancionada pelo governador Renato Casagrande, autorizando e regulamentando a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas do estado.
Mas esse não é o único atrativo para quem quer assistir in loco a uma partida da equipe. O clube transformou os jogos em uma experiência muito maior e, para alguns, virou praticamente uma balada.
Um show de samba anima os torcedores antes das partidas, no intervalo e até 1 hora depois do apito final. Já existe até um projeto ousado de fazer uma festa, a “Espirito Santo Samba Clube”, caso a equipe avance às fases finais da Copa Espírito Santo.
As ações vêm dando muito resultado. A torcida costumava ser formada por 50 a 100 pessoas em uma partida normal. Já no último jogo do campeonato, que sagrou o Espírito Santo como campeão, mil pessoas foram ao estádio.
O clube fez uma pesquisa para saber porque os bares na cidade costumam ficar cheios nas tardes de sábado, quando são televisionados jogos de times cariocas e mineiros. Os clientes responderam que era uma forma de encontrar os amigos e beber cerveja.
“A partir daí pensamos em fazer uma promoção de cerveja. Ao invés de ir para o bar, eles veem um jogo ao vivo, tomando cerveja importada e ouvindo um samba. E aí acabam tomando gosto pelo time, tendo carinho e nós ganhamos novos adeptos. Isso tem atraído bastante público que não ia ao estádio e passava a tarde no bar, até de outros times. Agora temos grupos de até dez amigos que, ao invés de marcarem no bar, vêm para cá”, conta ele.
O clube não parou nas ações de marketing. Os resultados em campo têm sido surpreendentes. O time foi campeão da segunda divisão capixaba com um alto rendimento de 13 vitórias e três empates.
É um dos únicos times invictos no Brasil na temporada e tem o aproveitamento mais alto entre os todos os times do futebol brasileiro em 2015: 87,5%. O segundo time com melhor rendimento é o Nacional, campeão amazonense, com 86,3%, com 18 vitórias e três derrotas.
André Leibel acredita que o aumento do público contribuiu para o título. “O público, aos poucos, vai se identificando com os atletas, conhecendo melhor os jogadores e cantando musica em referência ao time. Quem já jogou bola sabe que jogar com público e com torcida a vibração passada é maior. Logicamente, somado ao nosso planejamento, estrutura física, escolha de jogadores e comissão técnica. A torcida é mais um elemento para o sucesso do time”.
Com o sucesso, o time já tem uma ambição maior. Seguir os passos dos times catarinenses como a Chapecoense e chegar à Série A do Brasileirão em 2022. Haja cerveja!
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