Topo

Amarilla será liberado e voltará a apitar no Campeonato Paraguaio

AP Photo/Roberto Candia
Imagem: AP Photo/Roberto Candia

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

26/06/2015 11h42Atualizada em 26/06/2015 13h46

A advogada Dr. Aida Luz Gonzalez garantiu que o árbitro Carlos Amarilla está liberado e deve voltar a apitar jogos no Torneio Clausura - como é chamado um dos turnos do Campeonato Paraguaio.

"Amarilla voltará a trabalhar no Clausura", assegura a advogada, em entrevista para o UOL Esporte.

Frederico Rios, presidente do Sindicato dos Árbitros do Paraguai partiu em defesa de Amarilla e disse que o árbitro deve sair da suspensão quando o campeonato local voltar a ser disputado normalmente no começo de julho, depois do encerramento da Copa América.

"Aquela escuta deixa bem claro que não aconteceu nada. Então estamos aguardando oficialmente a posição do presidente da Federação Paraguaia. O que acontece é que o presidente Alejandro Domínguez Wilson e o vice Carlos Sosa Jovellanos estão agora indo para o Chile, mas eles devem fazer o comunicado oficialmente", justificou Rios.

Os árbitros do Paraguai acenaram com uma possibilidade de fazer uma greve em solidariedade a Amarilla, possibilidade que foi rechaçada por Frederico Rios.

"A greve não era a nossa preocupação. A nossa preocupação era atacar o foco do problema e o foco do problema era a escuta. Este era o foco do problema, mas em greve aqui não falamos em nenhum momento", completou

Carlos Amarilla foi afastado pela federação paraguaia na última segunda-feira (22) por conta de uma escuta telefônica onde o então presidente da AFA, Julio Grondona (que morreu) e o representante da Comissão de Árbitros da Conmebol, Abel Gnecco destacavam ter poder para escolher os árbitros das competições da Conmebol.

Em um dos trechos do áudio Grondona tratou Amarilla como "o melhor reforço do Boca" na partida em que o Corinthians foi eliminado da Libertadores 2013. Em outro trecho do áudio, Grondoda dá a entender que manipulou a escalação da final da Libertadores de 1964 entre Santos x Independiente.
 
*com a colaboração de Guilherme Ceciliano