Topo

Elano diz que Brasil rejeita desculpas por 'pênalti na lua' na Copa América

Elano chutou a bola muito acima da trave do goleiro paraguaio na Copa América de 2011 - Antonio Scorza/AFP Photo
Elano chutou a bola muito acima da trave do goleiro paraguaio na Copa América de 2011 Imagem: Antonio Scorza/AFP Photo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/06/2015 06h00

O reencontro entre Brasil e Paraguai pela fase quartas de final da Copa América, neste sábado, no Chile, não traz boas lembranças ao meia Elano, do Santos. Quatro anos depois, o jogador ainda demonstra mágoas ao falar do pênalti desperdiçado, que “colaborou” para a eliminação da seleção brasileira diante dos paraguaios, pela mesma fase da competição sul-americana, em 2011.

Na ocasião, todos erraram a cobrança, mas o pênalti de Elano foi o mais “cornetado” pelos torcedores nas redes sociais, pois a bola foi chutada muito acima da trave do goleiro paraguaio. Gozações não faltaram: pênalti cobrado na lua, field gol e tantas outras.

Elano acredita que os brasileiros não aceitam desculpas pelo pênalti cobrado e, inclusive, não se importam em saber o motivo do erro. Para eles, o importante é julgamento.

“No Brasil não adianta a gente dar desculpa, falar o que aconteceu. Não importa como errou e porque errou. O que importa é que errou. E as pessoas querem julgar isso. Eu e mais três erraram, mas eu assumo a minha culpa pelo erro. Não tenho problema algum”, afirmou Elano.

Questionado sobre o assunto, Elano não esconde a amargura com o fato e gosta até de lembrar seus bons momentos com a camisa da seleção brasileira para rebater as críticas sobre o pênalti desperdiçado.

“Eu não joguei, né? Bati o pênalti e perdi. Então, não tenho muito para falar. Pra mim, uma tristeza, coisas do futebol, coisas que fazem parte. Mas também tem que ressaltar: são seis anos de seleção, seis anos de dois títulos, Copa do Mundo e gols importantes em vários jogos”, disse.

Elano acredita que a seleção brasileira passará de fase neste sábado, mas ressalta que o time de Dunga enfrentará sérias dificuldades para superar o estilo de jogo do Paraguai.

“É uma partida difícil. Paraguai tem bons jogadores, bastante defensivos, que jogam por um ou duas bolas, mas eu acredito que a seleção brasileira vai passar”, disse

 “Eu acho que está nivelada [seleção brasileira de 2011 e 2015]. Não sei se é melhor ou pior, mas é um momento diferente. A seleção brasileira tem tudo pra vencer e eu estou na torcida para que isso aconteça, mas vai ser um jogo difícil, como tem sido todos os jogos da Copa América. E sábado nós vamos torcer, espero que o Brasil faça uma boa apresentação e que possa passar”, comentou.

Elano ficou marcado com o “pênalti na lua” contra o Paraguai, mas vale lembrar que, além do santista, o atacante Fred, o zagueiro Thiago Silva e o lateral esquerdo André Santos também desperdiçaram suas cobranças. Na ocasião, os brasileiros culparam o gramado do estádio Ciudad de La Plata.