Topo

Neymar desfalcará o Brasil nos dois primeiros jogos das eliminatórias

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Concepción (Chile)

27/06/2015 20h35

A seleção brasileira foi eliminado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América. Com a derrota, o time de Dunga também terá outro prejuízo: Neymar, suspenso após a expulsão contra a Colômbia, desfalcará o Brasil nos dois primeiros jogos das eliminatórias para o Mundial 2018. Os adversários ainda não estão definidos.

O principal jogador da seleção brasileira se envolveu em uma confusão após o término da partida contra a Colômbia. Naquela ocasião, o camisa 10 tentou dar uma cabeçada no jogador Murillo pouco depois de chutar a bola nas costas de Armero. Nos vestiários, Neymar aina insultou o árbitro chileno Enrique Osses. 

O Tribunal Disciplinar da Conmebol decidiu suspender Neymar por quatro jogos. Inicialmente, a CBF falou em recorrer da decisão, mas depois voltou atrás. Neymar, por sua vez, deixou a concentração da seleção.

Quatro dias depois da decisão da suspensão, a Fifa afirmou que a pena de Neymar valerá para jogos da Fifa. Em um primeiro momento, a Conmebol anunciou que o jogador teria de cumprir a suspensão apenas em partidas de torneio organizados por ela. Nesse cenário, Neymar corria o risco de ficar fora apenas da próxima Copa América.

A seleção brasileira voltará a disputar as eliminatórias da Copa. Na última, entre 2007 e 2009, o Brasil também era comandado por Dunga. O time terminou o torneio qualificatório na liderança, com 34 pontos em 18 jogos, seguido de Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.