Topo

Por que Paulo André, conselheiro de Luxa, só volta a jogar após um mês?

Paulo André em ação pelo Cruzeiro contra o Huracán na Libertadores. Jogador volta a atuar neste domingo - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Paulo André em ação pelo Cruzeiro contra o Huracán na Libertadores. Jogador volta a atuar neste domingo Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Do UOL, em Belo Horizonte

28/06/2015 06h00

Desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo à Toca da Raposa II, Paulo André ainda não entrou em campo. O zagueiro, entretanto, foi importante ao dar conselhos ao técnico, como na escalação de Allano nos primeiros jogos do comandante. Neste domingo, diante do Coritiba, o conselheiro do treinador deve ter a sua primeira oportunidade na equipe, já que Bruno Rodrigo cumprirá suspensão automática.

Mas por que um jogador que conta com a confiança de Luxa não tem atuado entre os titulares? A resposta parece ser simples: o treinador ajustou a defesa com Bruno Rodrigo e Manoel e, a partir daí, o seu braço-direito dentro do elenco não obteve espaço.

Nos quatro jogos sob a batuta do pentacampeão brasileiro, diante de Flamengo, Atlético-MG, Vasco da Gama e Chapecoense, o Cruzeiro obteve três vitórias e sofreu apenas três gols, o que reforçou a manutenção da antiga dupla de zaga. Neste fim de semana, a chance a Paulo André aparece por conta da ausência de um dos pilares (Bruno Rodrigo), suspenso pelo acúmulo de cartões amarelo.

A boa relação da dupla se iniciou na estreia do técnico, no triunfo sobre o Flamengo, no Mineirão. Na ocasião, o Luxemburgo gostaria de uma opção para modificar o panorama ofensivo e optou por Allano. O responsável por auxiliar o comandante, que nunca vira um treino sequer do elenco, foi Paulo André.

“Ele praticamente perguntou todo. Jogo contra o Flamengo complicado, ele procurando opção de ataque para mudar a partida. Ele me chamou e perguntou do neguinho: ‘e esse neguinho aí?’. Eu falei que jogava pelas beiradas, era sinuoso e vai para cima. Felizmente, deu certo. Não é à toa que ele está jogando até hoje como titular”, contou o defensor.

Desde então, os diálogos passaram a ser constantes. O zagueiro revela que os diálogos com Deivid e Vanderlei acontecem diariamente na Toca da Raposa II: “Acontece muita coisa internamente. O Deivid e o Vanderlei são abertos ao diálogo. Eles conversam todo dia e sabem quem precisa conversar ou tomar uma dura. Todos ajudam, todos contribuem, não é porque um é mais velho ou mais experiente que ele é mais influente”, concluiu.