Topo

#põenodvd não é novidade: Engenheiro lembra de travessuras operando placar

Emerson Heidi Yto relembra com bom-humor a vitória corintiana contra o Flamengo, em 1984 - Reprodução
Emerson Heidi Yto relembra com bom-humor a vitória corintiana contra o Flamengo, em 1984 Imagem: Reprodução

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 06h00

De repente, o antigo placar eletrônico do Morumbi anunciava os próximos horários das ponte-aéreas entre São Paulo e o Rio de Janeiro: 18h, 19h, 20 e 21h. Era uma tarde de domingo, em maio de 1984. Em campo, o Corinthians aplicava uma improvável goleada de 4 a 1 no Flamengo, após perder por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Com o resultado, o time paulista se classificava para as semifinais da Taça de Ouro daquele ano. Ao fim do jogo, o complemento da provocação aos cariocas: "Boa Viagem".

No comando do placar estava o engenheiro eletrônico Emerson Heidi Yto, corintiano declarado. Ele foi responsável pela atualização do placar eletrônico do Morumbi durante 28 anos. E se recorda com saudades.
 
"Naquele dia, havia 115 mil pessoas no Morumbi. Eu ficava muito bem instalado em uma cabine, com visão ampla do campo. Foi um dia emocionante", diz ele. Segundo Yto, a brincadeira não foi premeditada e só ganhou maiores proporções porque o árbitro Arnaldo César Coelho relatou o ocorrido na súmula. Porém, ele não foi punido.
 
"Acho que ele não viu muita graça. No futebol, é preciso ter um pouco de bom-humor. O placar era bastante informativo. Trazia o resultado dos outros jogos, a classificação atualizada, e até algumas informações de utilidade pública. Junto com o jogo, eu acompanhava as emissoras de rádio", relembra.
 
Mesmo com a repercussão, ele não se deu por vencido. Devido à reprimenda do árbitro, ele estampou no jogo seguinte, entre Corinthians e Fluminense, uma tesoura no placar, numa alusão à tentativa de censura. Na ocasião, o Brasil ainda vivia o período de ditadura militar.
 
Recentemente, por meio de seu telão na Arena Corinthians, outro operador resolveu provocar, desta vez o Internacional, após a virada de 2 a 1 dos paulistas, na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.
 
Com a inscrição #põenodvd, o time paulista lembrou a polêmica vivida por ambos os times em 2009 e em 2010, em jogos da Copa do Brasil e também no Brasileirão. A equipe gaúcha fez um filme mostrando todos os erros de arbitragem que favoreceram os alvinegros.
 
Por conta disso, o funcionário chegou a ter a demissão anunciada, porém, não concretizada. Yto, então, lembra de outro episódio.
 
"Quando o Mário Sérgio jogava no São Paulo, ele se envolveu em uma confusão com a torcida, no interior, acho que em São José dos Campos. Chegou a disparar uma arma de fogo. Em um jogo no Morumbi, na escalação, eu troquei o nome dele por 'Rei do Gatilho'. E todo mundo levou na brincadeira. Como tem de ser".

Telão do Corinthians provoca o Internacional - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Telão da Arena Corinthians provoca o Internacional
Imagem: Reprodução/Twitter