Topo

Guerrero alfineta arbitragem com referência ao escândalo da Fifa

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 22h29

Paolo Guerrero até que tentou evitar falar de arbitragem, mas não conseguiu. Logo após a derrota do Peru por 2 a 1, o atacante não escondeu a insatisfação e mencionou até a Fifa ao responder sobre os supostos erros.

“Não quero reclamar, mas às vezes tem imprevistos, coisas curiosas agora com a Fifa e tudo o que está acontecendo”, disse Guerrero em uma primeira resposta. “Houve imprevistos. Não marcaram um pênalti, disseram que era só arremesso... Muitos imprevistos”, lamentou o agora atacante do Flamengo.

Os peruanos deixaram o gramado reclamando de três lances em especial. A expulsão de Zambrano, aos 20 minutos do primeiro tempo, ocorreu após três entreveros do zagueiro peruano. No primeiro ele se enroscou com Vidal, que chegou a levar a mão ao rosto do rival. Os dois, no entanto, foram só advertidos verbalmente pelo árbitro.

Em um segundo lance, Zambrano se estranhou com Sánchez. Desta vez, o juiz venezuelano José Argote puniu o peruano pela reincidência. No terceiro momento, o zagueiro tentou cortar uma bola e deixou o pé nas costas de Aranguiz, sendo finalmente expulso. Além da inferioridade numérica, pesaram contra o Peru o primeiro gol de Vargas, que estava em posição de impedimento, e um pênalti reclamado por Guerrero.

A referência à Fifa tem a ver com o escândalo que abalou o futebol há um mês, quando uma investigação da procuradoria dos EUA levou sete dirigentes à prisão na Suíça. Depois disso, o caso chegou à Conmebol. Na semana passada, escutas levantaram suspeitas sobre a arbitragem de Carlos Amarilla na Libertadores de 2013, quando o Corinthians de Guerrero foi prejudicado no duelo contra o Boca Juniors.