Topo

Igreja de David Luiz e Justin Bieber cresce com estilo pop e vem ao Brasil

David Luiz posa com um exemplar de "Empires", o novo cd da banda United, um dos maiores sucessos da Igreja Hillsong - Reprodução/Instagram
David Luiz posa com um exemplar de 'Empires', o novo cd da banda United, um dos maiores sucessos da Igreja Hillsong Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 12h01

David Luiz chamou a atenção recentemente ao postar em uma rede social uma foto em que é batizado em uma piscina e despertou a curiosidade mesmo de quem não gosta de futebol. O zagueiro é adepto da Igreja Hillsong, que se tornou um fenômeno pop mundial, tem outros fiéis famosos como o cantor Justin Bieber e está prestes a abrir as portas no Brasil.

A Hillsong, que surgiu na Austrália, não é muito conhecida do público brasileiro. Ainda não tem sede em terras tupiniquins, mas já faz muito sucesso em todo o mundo. A entidade cresceu com um estilo pop de propagar sua fé, especialmente através das músicas, consideradas o seu carro-chefe.

Ela foi pioneira no chamado CW - Contemporany Worship (Adoração Contemporânea) e chama a atenção pelo jeito atraente e vibrante de pregar. Os cultos mais parecem um show de pop e são quase todos feitos por meio das canções.

Em 30 anos de existência, a Igreja atingiu números estratosféricos. Cerca de 100 mil pessoas frequentam seus cultos semanalmente, várias bandas foram formadas e atingiram a marca de mais de 100 milhões de CDs vendidos. As bandas United, considerada o U2 do gênero, e London já tocaram no Brasil e alcançaram as paradas de sucesso na Austrália e nos Estados Unidos.

O último CD do United, intitulado Empires, chegou à quinta posição da Billboard, de acordo com o site oficial do ranking de músicas. David Luiz é um dos fãs e postou uma foto com um exemplar.

Apesar da forma moderna, o conteúdo é bem ortodoxo. As letras são baseadas no cristianismo tradicional. Geralmente exaltam a importância de ter um relacionamento mais profundo com Deus, de exercer a fé e da adoração a Deus.

“A música é muito atraente para os jovens e eles têm milhões de discos vendidos, a música se tornou ponto focal. Ele têm muita aceitação que vai além do mundo religioso, a música é o ponto forte deles”, explica o teólogo Rodrigo Franklin de Souza, professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Mackenzie.

A Igreja já conquistou celebridades como o zagueiro da seleção brasileira, além de Bieber e da cantora norte-americana Vanessa Hudgens. Depois de se envolver em escândalos como agressão, brigas em boates, dirigir em alta velocidade e uso de drogas, o cantor canadense passou a frequentar a igreja com a então namorada Selena Gomez.

Ele já foi visto nas filiais de Nova York e Los Angeles. No ano passado, postou no Twitter uma foto com o Pastor Carl Lentz, revelando que um sermão o fez chorar. De acordo com o site TMZ, ele se batizou em uma cerimônia privada na filial nova-iorquina.

Não é à toa que a Igreja que surgiu na Austrália e está presente em 13 das principais metrópoles mundiais. David Luiz, por exemplo, se tornou um seguidor da entidade em Londres, quando defendia o Chelsea, e hoje frequenta a de Paris (está no PSG).

E a Hillsong está perto de desembarcar no Brasil de olho no público jovem. Os pastores Chris e Lucy Mendez iniciaram a missão na América do Sul e vão abrir uma filial em Buenos Aires e outra em São Paulo. Alguns encontros já estão sendo realizados na capital paulista e a tendência é que será aberta até dezembro.

Teologia

Em relação à sua teologia, a Hillsong mistura diferentes correntes do Cristianismo. Eles levam a marca do protestantismo histórico que vê na crucificação de Jesus o grande evento de salvação da humanidade. David Luiz mostrou isso em seu batismo na água ao postar uma passagem bíblica.

“’Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17 ARC)’. Como é maravilhoso viver contigo Senhor, obrigado por me amar tanto e cuidar de mim! A minha vida é tua, e eu sou Teu servo! Que estejas sempre no centro de todas as minhas decisões! Eu te amo meu Deus! Amém”.

Do pentecostalismo, tem traços como adoração pelo Espírito Santo, com dança, orações em línguas estranhas e eventos de cura espiritual e libertação. Do Neopentecostalismo, buscam a teologia da prosperidade, que é a ênfase no sucesso financeiro, e o objetivo do crescimento massivo da igreja.

Rodrigo Franklin ressalta uma outra característica marcante da Hillsong: a teologia da prosperidade com ênfase no sucesso pessoal. “É uma pegada de auto-ajuda. Ele falam muito de sucesso, propósitos que são diferentes do Cristianismo tradicional baseado no pecado e na salvação. Eles falam desses pontos também, mas não é a ênfase. Falam que cada ser humano tem um propósito único e alcançar os objetivos está à disposição de qualquer um. Um livro que a gente poderia ver em uma livraria do tipo ‘acredite e busque seus objetivos’”, conta.

O teólogo acredita que o estilo pop de pregar unido a essa filosofia é que tem atraído tanta gente. “Nem são identificados como Neopentecostais, nem tradicionais. Estão no meio campo, talvez por isso os jovens se identifiquem tanto. Não é uma linha tão engessada como a tradicional e nem tão escandalosa, vamos dizer assim, como as igrejas voltadas para o enriquecimento que vemos no Brasil”.

Críticas e escândalos

Mas a Hillsong não passa ilesa às críticas e até aos escândalos. Em meados dos anos 2000, o pastor William Francis Houston, pai do atual líder da Igreja Brian Houston, foi acusado de abuso sexual de um menino, confessou e perdeu suas credenciais como pastor.

A Igreja ainda sofre com outras acusações. A ex-membro da Hillsong Tanya Levin escreveu um livro chamado "Pessoas da casa de vidro” contando como é a vida dentro da entidade. Em entrevista ao apresentador australiano Andrew Denton, ela disse que a Igreja está focada apenas em fazer dinheiro e que as contas não são transparentes.

“Hillsong era muito focada em dinheiro, recrutamento e levantamento de fundos”, disse ela que ainda citou um projeto de caridade para ajudar crianças carentes em Uganda, na África. Ela afirmou que a prioridade da Hillsong é o levantamento de recursos finandeiros, e não a caridade.

“É muito claro que as pessoas tentam algo para potencializar o avanço do Cristianismo Fundamentalista. Este orfanato em Uganda é explicitamente montado para que as crianças aprendam como ser Pentecostais, com a esperança de que um dia surja um líder Pentecostal na Uganda”, afirmou.