Topo

Como todos estarão de olho em um brasileiro na semi Argentina x Paraguai

Escalação de Ricci para o jogo entre Argentina x Paraguai foi colocada em dúvida - Rivaldo Gomes-27.jul.2014/Folhapress
Escalação de Ricci para o jogo entre Argentina x Paraguai foi colocada em dúvida Imagem: Rivaldo Gomes-27.jul.2014/Folhapress

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Concepción (Chile)

30/06/2015 06h00

Argentina e Paraguai entram em campo nesta terça-feira, às 20h30, em Concepción (Chile), para definir o outro finalista da Copa América 2015. Em campo, o time capitaneado por Messi e com nomes como Di María e Tévez tenta confirmar seu favoritismo diante da equipe que eliminou o Brasil nas quartas de final. Nem todas as atenções do confronto, no entanto, estarão voltadas para os jogadores das duas equipes. Lá dentro, um brasileiro também irá atrair os holofotes daqueles que acompanharão a semifinal.

Marcado pela polêmica arbitragem no confronto das quartas de final entre Chile e Uruguai, quando expulsou Cavani e não viu a “dedada” de Gonzalo Jara, Sandro Meira Ricci será o juiz do duelo desta terça. E o brasileiro já estará pressionado antes mesmo de a bola rola no estádio municipal Ester Roa Reboledo.

Não bastasse a tumultuada arbitragem na fase anterior, Ricci ainda viu seu nome ser escolhido para a semifinal de maneira confusa. Segundo pessoas ligadas à Conmebol, o brasileiro não havia sido sorteado, mas foi designado pela confederação sul-americano momentos após de o equatoriano Carlos Vera ser apontado.

Para aumentar o peso sobre o juiz brasileiro, a grande estrela do futebol mundial na atualidade, Lionel Messi, entrará em campo pendurado – em caso de um cartão amarelo nesta terça, o argentino ficará fora de uma possível decisão contra o Chile.

“Temos que deixar essas coisas de lado. Agora precisamos pensar no jogo, não podemos ficar pensando em cartões para Messi e outros pendurados [Aguero e Mascherano]”, minimizou o técnico Tata Martino, que fora expulso por Ricci no confronto contra o Uruguai na primeira fase da competição, e viu o assunto dominar a entrevista coletiva da véspera do jogo.

Internamente, no entanto, a preocupação é grande com a atuação de Sandro Meira Ricci e uma possível punição ao grande craque do time que tenta chegar à final para encarrar um incômodo jejum de 22 anos sem título da Copa América.

Do outro lado, o argentino Ramón Días tenta surpreender e levar seu Paraguai à segunda final seguida do torneio. Em 2011, os “guaranis” acabaram derrotados pelo Uruguai na decisão.

ARGENTINA x PARAGUAI

Data e hora: 30/06/2015 (terça-feira), às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Ester Roa Reboledo, em Concepción (Chile)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Auxiliares: Emerson de Carvalho e Fábio Pereira (ambos do Brasil)
Transmissão na TV: Sportv

Argentina
Romero; Zabaleta, Garay, Otamendi e Rojo; Mascherano, Biglia e Pastore; Di María, Aguero e Messi
Técnico: Gerardo Martino

Paraguai
Villar, Bruno Valdez, Da Silva, Aguilar e Piris (Samudio); Víctor Cáceres, Aranda, Ortiz e Benítez, Santa Cruz e Haedo Valdez
Técnico: Ramon Díaz