Topo

CBF faz reuniões, consultará técnicos e promete mudanças no futebol

Gilmar Rinaldi afirmou que o objetivo das mudanças será "diagnosticar o quadro do futebol brasileiro" - Bruno Domingos / Mowa Press
Gilmar Rinaldi afirmou que o objetivo das mudanças será "diagnosticar o quadro do futebol brasileiro" Imagem: Bruno Domingos / Mowa Press

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 14h23

Depois da eliminação da Copa América, a CBF planeja implantar mudanças no futebol brasileiro. A decisão foi tomada durante a reunião de diretores da entidade na última terça-feira (30) e revelada por Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, durante a participação no programa “Seleção”, do Sportv.

“Passei a manhã reunida com a CBF e vamos fazer uma grande mudança. Ouvimos todos, a imprensa e a torcida. Vamos convidar os treinadores que tiveram passagem pela seleção para ir à CBF. O objetivo é diagnosticar o quadro do futebol brasileiro e criar um plano de ação”, explicou Rinaldi.

“Vamos chamar também os treinadores de futebol para conversar sobre o futuro, como podemos ajudar para desenvolver o trabalho nos clubes. Chamaremos treinadores estrangeiros para debater com os nossos e buscar soluções para o futuro. A seleção nada mais é do que a consequência do futebol brasileiro”, continuou Rinaldi, que ainda afirmou que representantes da mídia e “profissionais do esporte e tecnologia” também serão convidados.

De acordo com Rinaldi, a primeira reunião deve acontecer no próximo dia 6 de julho. “Esperamos que o retorno venha ainda esse ano. Precisamos correr, daqui a pouco tem Eliminatórias”.

Sobre a seleção brasileira, Gilmar Rinaldi considerou o trabalho “bom”, mas admitiu que uma evolução ainda seja necessária. “Estamos com 11 vitórias, mas não chegamos aonde queremos. Tem muita coisa para fazer ainda. Pegamos uma seleção depois do 7 a 1, com o grupo fragilizado e muita coisa foi feita. Nossos resultados foram bons e contra equipes de nível”.

Em sua primeira competição oficial depois da Copa do Mundo, a seleção brasileira acabou eliminada pelo Paraguai, nos pênaltis, nas quartas de final da Copa América.

Dunga segue no comando da seleção brasileira

Sobre a continuidade de Dunga como técnico, Gilmar Rinaldi disse acreditar que o gaúcho é o nome certo para o comando da seleção brasileira, no momento.

“Eu considero o trabalho dele até a Copa de 2010 bem sucedido. Queremos alguém com o perfil de conhecer bem a seleção brasileira, pois as críticas iam vir de qualquer forma. Precisávamos de alguém que pudesse aguentá-las. Penso em um trabalho em longo prazo, Dunga ficará até 2018”.

“Algumas pessoas quando têm uma segunda oportunidade se dão bem, e ele já mostrou isso como jogador. Acho que pode dar a volta por cima como treinador também?”.

Questionado sobre a possibilidade de um técnico estrangeiro assumir a seleção brasileira, Rinaldi afirmou que “não é o momento”.