Topo

"Eduardo Cunha é igual ao Fluminense: não aceita perder", compara deputado

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Imagem: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Do UOL, em Brasília

01/07/2015 19h28

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-SP) fez um comparativo entre o Fluminense e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em discurso no plenário, há pouco, em debate sobre a redução da maioridade penal.

“Se este plenário fosse o Brasileirão, o senhor presidente desta Casa [deputado Eduardo Cunha] seria o Fluminense: não aceita perder, mas quando perde, quer recorrer ao tapetão para mudar o resultado”, soltou Pimenta, exaltado na tribuna. A comparação foi motivo de risos no plenário e nas galerias.

Deputados que apoiaram - e foram derrotados - na redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos para crimes hediondos. A votação ocorreu na terça-feira e se estendeu até as primeiras horas da quarta-feira. O PMDB de Cunha e partidos de oposição ao governo fizeram um acordo para votar uma nova proposta sobre o tema.

Foi apresentada, então, uma emenda aglutinativa, que reúne propostas de mudanças ao texto que foi votado, excluindo o tráfico de drogas e o roubo qualificado da condição de crimes a que a redução da maioridade pode se aplicar.

A comparação com o Fluminense remete ao episódio em que subiu da Série C para a Série A do campeonato nacional e foi acusado de ter sido beneficiado por decisão no tapetão (Justiça Desportiva), no final da década de 1990. Anos mais tarde, em 2013, o Fluminense livrou-se de ser rebaixado após a descoberta da escalação irregular de um jogador da Portuguesa, que perdeu os pontos no tribunal, e livrou o time do Rio da segunda divisão.