Topo

Herói nas quartas, Tévez é 'ignorado' em goleada argentina na semifinal

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Concepción (Chile)

01/07/2015 06h00

Lionel Messi deu show, Aguero, Di María (2), Higuaín e Pastore fizeram gols e a Argentina avançou à final da Copa América com uma bela goleada sobre o Paraguai por 6 a 1, na última terça-feira, em Concepción. Nem todos os “Hermanos”, no entanto, tinham motivos para comemorar. Um dos grandes nomes do futebol mundial na temporada, o atacante Carlos Tévez foi “ignorado” no banco de reservas.

Herói nas quartas de final, quando fez o gol na disputa de pênaltis contra a Colômbia que garantiu a classificação, o atacante amargou sua primeira partida em que ficou todo o tempo no banco nesta Copa América.

Preterido pelo técnico Gerardo “Tata” Martino, Tévez não foi usado nem mesmo para substituir os poupados Mascherano, Pastore e Aguero, que deixaram o time no segundo tempo para as entradas de Gago, Benega e Higuaín, respectivamente.

Tévez havia sido utilizado em todas as outras quatro partidas da Argentina na Copa América. Contra o Paraguai, na estreia, participou dos 15 minutos finais; contra o Uruguai, entrou aos 36 minutos do segundo tempo; contra a Jamaica, atuou por 18 minutos; contra a Colômbia, jogou mais 17 minutos e participou da disputa de pênaltis.

A falta de espaço na seleção não chega a ser novidade para Tévez. Mesmo vivendo um dos melhores momentos da carreira, o atacante vinha sendo preterido, principalmente na Copa do Mundo de 2014.

No Mundial onde a Argentina acabou como vice-campeã, o jogador ficou fora da relação de convocados do técnico Alejandro Sabella por conta de divergências com o comandante do time. Nem mesmo a comoção popular mudou o cenário.

Com a participação na decisão do próximo domingo – contra o Chile, em Santiago – em xeque, Tévez só tem uma certeza: que a falta de prestígio se encerrará após a Copa América. Mesmo em alta na Juventus, na Itália, ele acertou o retorno ao Boca Juniors, onde é um dos maiores ídolos da história. Lá, certamente, terá escalação confirmada, seja com goleada contra ou a favor.