Topo

Messi? Reforço do Palmeiras é o mais festejado em goleada na Copa América

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Concepción (Chile)

01/07/2015 06h00

A Argentina, enfim, mostrou toda sua força e garantiu a vaga na decisão da Copa América 2015 - contra o Chile, no próximo sábado. Sem maiores dificuldades e dominando o jogo desde o início, os "hermanos" golearam o Paraguai por 6 a 1 na última terça-feira, em Concepción, e espantaram qualquer chance de zebra na semifinal do torneio. E mesmo com mais um show de Lionel Messi, as atenções da maioria dos presentes se voltaram para um jogador que começou o duelo no banco de reservas e acabou eliminado da caompetição.

Goleado em campo, o argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios superou estrelas internacionais como Messi, Tévez, Aguero e Dí Maria nas arquibancadas para ser o mais festejado no estádio municipal Ester Roa.

E as reverências ao mais novo reforço do Palmeiras para a temporada começaram antes mesmo do gol de honra marcado no final do primeiro tempo, quando o Paraguai já perdia para a Argentina. Desde o aquecimento, Barrios teve o nome muito gritado pelos presentes. "Lucas, Lucas", saudavam os torcedores paraguaios e chilenos.

Logo que a bola rolou, boa parte do estádio seguia o canto que pedia a entrada do jogador, o que não demorou a ocorrer. Quando Roque Santa Cruz começou a reclamar de dores, o técnico Ramón Díaz colocou o atacante para aquecer, levando a torcida ao delírio. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Barrios substituiu o titular lesionado e aumentou a festa.

Treze minutos depois, com um belo chute do atacante de fora da área, veio a explosão definitiva. Mesmo com a derrota parcial por 2 a 0 no placar, paraguaios e chilenos vibraram muito com o gol daquele que já "superava" Messi e outros adversários em campo.

Tanto carinho não é difícil de explicar. Além do apoio natural dos paraguaios, o Barrios conta com a simpatia de parte dos torcedores locais por conta das boas passagens no futebol do Chile: Deportes Temuco (2005), Cobreloa (2006/07), e, principalmente, Colo Colo, onde se tornou ídolo após a excelente temporada de 2008/09. Foram 51 gols marcados em 53 jogos disputados, além da conquista do campeonato chileno.

"Já tinha vindo ao jogo contra o Brasil só para acompanhá-lo, hoje [terça-feira demos ainda mais sorte. O golaço que ele fez é de quem joga muita bola. Claro que não podemos comparar com Messi, mas Lucas ao menos fez um gol. Me deixou mais feliz", resumiu o taxista Ronny Salazar, de 36 anos.

Na segunda etapa de partida, nem mesmo a queda de rendimento dos paraguaios e a eliminação que se aproximava desanimava a torcida. Todos seguiam admirando Messi e os argentinos que faziam gols e mais gols, mas a festa seguia com Lucas Barrios. O paraguaio só perdia espaço quando os chilenos resolviam provocar os adversários do próximo sábado. Ainda assim, mesmo com a goleada e a consequente eliminação, o palmeirense foi reverenciado após o apito final.